Sesc SP

flou

FLOU! é uma performance interativa para crianças de 4 a 10 anos que, sentados ao redor de uma grande folha branca, assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer, para que surjam outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores. Essas formas [peças] tomam conta do espaço e são as crianças que brincam compondo novos desenhos e formas e ressignificando o acontecimento. Paralelamente, o desenho criado também é recortado pelo performer, gerando mais peças que alimentam o jogo e eu serão utilizadas pelas crianças participantes das próximas experiências. FLOU! opera a partir dos conceitos de desenho aleatório [movimento de rabiscar], além da superposição da tinta preta com as três cores primárias. Um ato que não procura resultado unicamente estético e formal, mas antes um mergulho no diálogo intenso com o material, que acontece em um jogo interativo livre de encaixe de peças no qual cada composição remete ao imaginário de cada artista. Sim. Somos todos artistas!

Ieltxu Ortueta é ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. Apresenta-se como basco no mundo e reside e trabalha no Brasil desde 2003. Inventa ARTEFACTOS BASCOS em 2012, multiplataforma para desenvolver projetos cênicos, gráficos e multidisciplinares. Cria a performance FLOU! que estreia no Festival MIRADA [Bienal Ibero-americana de Artes Cênicas] no Sesc Santos, em 2016. Produz atualmente o projeto CHÃO [Laboratório de Experiências Performáticas para Crianças do Meio Rural], contemplado com o edital ProAc de Artes Integradas, na cidade de Cunha (SP), onde reside. Investiga propostas com crianças em um jogo de experimentação de procedimentos artísticos e ação criadora autônoma que pretende explorar e potencializar a criação única e coletiva, simbólica e singular de c ada criança. Espera poder realizar o projeto TAXI AÇÃO SP [uma experiência em trânsito] que iniciou com taxistas de São Paulo alguns anos atrás. No Brasil, criou e circulou com os trabalhos EXTRANJIS [acontecimento cênico sobre o ser/sentir-se estrangeiro], Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE [2009] e AR-NA-SA [2005] espetáculo solo sobre identidade e pertencimento.

Local: Praça de Eventos

(Foto: Divulgação)

Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, recomendamos que esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias. 

Foto: Mariana Pires

Artes Visuais

FLOU! - Experimentos em Desenhos com Ieltxu Ortueta


Essa atividade aconteceu em 01/09/2018 no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.