Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Festa 2018 - Oficinas, demonstrações e vivências de artes visuais e tecnologias. Dias 2, 3 e 4 de março, grátis, em todas as unidades saiba mais

FestA---Friccoes-2

Com Karina Giannecchini (mestre de cerimônias), Ateliê de Caligrafia Andréa Branco, Bruno Zeni e Sílvia Nastari (Editoria Quelônio), Claudio Rocha, Coletivo Contracouchê, Coletivo Olhares Impressos, DNA - Editora e soluções em acessibilidade, Estela Vilela (ABER), Gráfica Fábrica, Jujuba Editora e Renato Moriconi, Malha Fina Cartoneira, Nice Lopes, Sebastian Bieberle (Schöpf Papier) e Yasmim Flores.

Demonstração de técnicas em 03/3encadernação, cartoneira, livros inclusivos, editoração independente, desenho, pintura viva para crianças e livrão na primeira infância. 

Demonstração de técnicas em 04/3: papel reciclado, serigrafia, estamparia, caligrafia, livreto tipográfico ilustrado, livro-brinquedo e livrão na primeira infância.

Karina Giannecchini é atriz e narradora de histórias. Realizou projetos em múltiplas linguagens para crianças, jovens e adultos, com destaque para Tico-Tico No Fubá, música pra avoar, na Semana Mundial do Brincar.

Estela Vilela (ABER) é representante brasileira da Associação Internacional de Encadernação Artística Les Amis de la Reliure d’Art (ARA), com sede em Luxemburgo. É também Presidente da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).

Sebastian Bieberle (Schöpf Papier) é mestre em Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis e criador da marca de papéis reciclados Schöpf Papier.

Malha Fina Cartoneira é um projeto de cultura e extensão da USP. Fundado em 2015, vem publicando literatura latino-americana contemporânea de autores inéditos no Brasil. O projeto tem como objetivo difundir a prática cartonera dentro e fora da universidade, assim como tornar acessível a obra de autores da literatura hispano-americana ainda não traduzidos no Brasil.

Claudio Rocha é tipógrafo e professor, sócio-fundador da Oficina Tipográfica São Paulo. Editor da revista Tupigrafia.

DNA - Editora e soluções em acessibilidade foi criada mantendo a referência da Fundação Dorina Nowill para Cegos na produção e distribuição de livros e revistas acessíveis nos formatos braille, falado e Daisy. Trabalha com pessoas com deficiência como parte do processo produtivo, garantindo validação e excelência nas produções acessíveis.

Yasmin Flores é artista plástica e sua pesquisa busca a integração das diferentes linguagens como desenho, pintura, dança, teatro, música e instalações cenográficas. Como artista educadora, atualmente ministra o curso de “Arte Brasileira para crianças” na Escola de Artes Visuais no Parque Lage no Projeto Parquinho Lage com direção da crítica de arte Lisette Lagnado e realiza oficinas do seu Projeto de pesquisa “Pintura Viva” e “Dança-Desenho LAB” em unidades do Sesc SP.

Jujuba Editora é uma editora que busca publicar livros que iniciem as crianças no mundo literário e que também incentiva leitores de todas as idades a experimentar literatura. Renato Moriconi é artista plástico.

Gráfica Fábrica é o ateliê-editora de Gilberto Tomé que, desde 2013, em parceria com Danilo de Paulo, edita tiragens de livros e publicações artesanais. Gilberto Tomé, formado na FAU-USP em 1992, vem trabalhando com artes visuais, dedicando-se particularmente ao desenho e aos diversos sistemas de reprodução de imagens, da xilogravura ao digital. Danilo de Paulo, designer formado pela Anhembi Morumbi em 2013, realiza pesquisas e experiências gráficas sobre referências culturais do cotidiano paulistano.

Coletivo Olhares Impressos é um coletivo internacional, itinerante e mutante de amigos e artistas. Atua com atelier vivo, projetos diversos, mostras, ações e intervenções, workshops e oficinas em vários espaços, às vezes inusitados.

Andréa Branco é calígrafa profissional há 30 anos, formada em Pedagogia pela PUC- SP. Chamou seu espaço de Atelier de Caligrafia como uma proposta de pesquisa nas mais diversas aplicações desta técnica/arte, tornando-se pioneira no Brasil. Criou o Curso de Caligrafia Artística para o público em geral e o Curso de Caligrafia para Designers e Artistas, tendo formado centenas de pessoas em São Paulo e outras capitais do país. Em 2009, fez a revisão técnica do livro “A Arte da Caligrafia”, de David Harris, primeiro título traduzido para o português. Aprimorou-se em estudos internacionais com Silvia Cordero (Buenos Aires), John Stevens (EUA), Luca Barcellona (Itália), Maximo Pollelo (Itália) e Gabriel Meave (México). Em seu atelier, tem criado caligrafias sob medida para agências, estúdios e editoras e se dedicado à sua obra autoral.

Nice Lopes é formada em Publicidade e Propaganda, ilustradora e artista plástica. Teve seus trabalhos publicados em revistas de circulação nacional e no jornal nova-iorquino The Wall Street Journal. Sua arte também aparece em dois grandes livros: Illustration Now!2 e Illustration Now Portraits, ambos da editora alemã Taschen. Desde 2016, mantém, junto com o artista plástico Gabriel Montenegro, uma casa-ateliê e espaço cultural, La Casita.

Bruno Zeni é professor do Instituto Vera Cruz e editor da editora e tipografia Quelônio. Desenvolve pesquisa sobre a literatura urbana, a ficção em São Paulo e os escritores João Antônio, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca. É autor de “Você é minha notícia secreta” (Quelônio, 2014), “Corpo a corpo com o concreto” (Azougue Editorial, 2009), “O fluxo silencioso das máquinas” (Ateliê Editorial, 2002) e “Sobrevivente André du Rap” (Labortexto Editorial, 2002), este em parceria com José André de Araújo.

Sílvia Nastari é diretora de arte da editora e tipografia Quelônio e da Estratosfera, editora de livros digitais. Faz trabalhos de design gráfico para o mercado editorial e desenvolve pesquisa na área de memória gráfica no curso de mestrado do Programa de Design da FAU-USP.

Ludmila Porto é artista visual formada pela Instituto de Artes da UNESP. Faz parte do Coletivo Contracouchê, grupo no qual desenvolve projetos coletivos de livros de artista e com o qual ganhou o edital Livro de Artista PROAC 2014.
 

Local: Praça.

Acesso Livre.


(Foto: Jujuba Editora | Divulgação)

 

 

Artes Visuais

Fazetório de Ficções Produção Geral: Ludmila Porto


Essa atividade aconteceu de 03/03/2018 a 04/03/2018
no Sesc Pinheiros.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.