Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Festa 2018 - Oficinas, demonstrações e vivências de artes visuais e tecnologias. Dias 2, 3 e 4 de março, grátis, em todas as unidades saiba mais

FestA---Friccoes

Com Karina Giannecchini (mestre de cerimônias), Ateliê de Caligrafia Andréa Branco, Bruno Zeni e Sílvia Nastari (Editoria Quelônio), Claudio Rocha, Coletivo Contracouchê, Coletivo Olhares Impressos, DNA - Editora e soluções em acessibilidade, Estela Vilela (ABER), Gráfica Fábrica, Jujuba Editora e Renato Moriconi, Malha Fina Cartoneira , Nice Lopes, Sebastian Bieberle (Schöpf Papier) e Yasmim Flores.
 

Sábado | 3/3

Encadernação – com Estela Vilela (ABER)
Atividade dedicada à prática da encadernação Yamato-toji (ou techoso). No final do período Heian (794-1185), esta estrutura de encadernação foi utilizada principalmente para manuscritos de obras literárias japonesas.

Cartoneira – com Malha Fina Cartoneira
Durante a confecção de livros cartoneros, os participantes poderão aprender a confeccionar seus próprios livros ou cadernos utilizando técnicas artesanais e material reciclável. A oficina contará com várias etapas: corte de papelão, preparação do miolo, costura e pintura das capas e acabamento.

Livros inclusivos - com DNA - Editora e soluções em acessibilidade
A partir de demonstrações e leituras inclusivas, a atividade aborda questões técnicas e traz a experiência na prática da leitura braille, por uma pessoa com deficiência visual.

Editoração Independe - com Bruno Zeni e Sílvia Nastari (Editoria Quelônio)
Os editores da Quelônio apresentam formatos e técnicas de publicação artesanal e independente. Os participantes serão estimulados a conceber um projeto literário/editorial (cartaz, livro, caderno, plaquete) e experimentar a impressão tipográfica e a costura manual.

Desenho – com Nice Lopes
Uma experimentação livre utilizando o livro como suporte onde cada participante é incentivado a compor um desenho ou desenhos por meio dos sentimentos e memórias que a leitura lhe trouxe. A proposta é que esses desenhos sejam desenvolvidos em um livro-sanfona.

Pintura Viva – com Yasmim Flores
A atividade é um convite a experimentações livres do corpo da criança com tintas naturais feitas com pigmentos alimentícios, como beterraba, espinafre e açafrão da terra (cúrcuma). O objetivo é trazer o gesto, promover a conscientização das diferentes possibilidades de tintas provenientes da natureza e explorá-las sensorialmente.

Livrão na primeira infância – com Jujuba Editora
Por meio de estímulos visuais, táteis e sonoros a atividade propõe a experimentação do livro como suporte, material e criação, explorando desenhos, formas e objetos para despertar um contato entre a criança e as diversas narrativas presentes no objeto livro.


Domingo | 4/3

Papel reciclado – com Sebastian Bieberle (Schöpf Papier)
Atividade prática de reciclagem de fibras naturais valiosas, transformando resíduos em experiências de aprendizado e reflexão sobre a produção de lixo, manualidade e matérias-primas.

Corta, recorta, mascara e estampa – com Gráfica Fábrica
O conceito básico da serigrafia é apresentado através do recorte de vinil aplicado sobre a tela de impressão, definindo as áreas por onde passa a tinta que estampa o papel. Os participantes criarão estampas em duas cores a partir de desenhos recortados.

Estamparia em xilogravura – com Coletivo Olhares Impressos
A partir de matrizes em xilo já existentes com temas ligados ao universo da escrita como frases, trechos de poemas e algumas figuras para compor, cada participante poderá escolher entre as diversas estampas e cores para imprimir seu próprio lambe-lambe. Os participantes também poderão levar uma camiseta para estampar durante o ateliê.

Caligrafia artística - com Ateliê de Caligrafia Andréa Branco
A atividade propõe que se experimente escrever letras com uma ponta caligráfica especial: a ponta quadrada. A caligrafia é uma técnica do tempo em que os livros eram todos escritos à mão. É a ponta que faz com que as letras fiquem com traços grossos e finos, dando um efeito refinado. No final, os participantes farão suas letras ou palavras num livrinho tipo sanfona.

Livreto Tipográfico Ilustrado– com Cláudio Rocha
Nesta atividade os participantes acompanham a produção de um pequeno livro feito com tipos de madeira e clichês tipográficos, ajudando na seleção das imagens e participando da impressão das páginas e da capa em um prelo tipográfico.

Livro-Brinquedo – com Coletivo Contracouchê
A proposta é uma atividade livre que desenvolve livros brinquedos por crianças, adultos e idosos. A partir da visualidade e do formato proposto, os participantes aprendem de maneira lúdica e ágil a entender e desenvolver os mecanismos de um livro-objeto ou livro de artista, que pode ser lido e brincado tanto por leitores alfabetizados como não alfabetizados.

Livrão na primeira infância – com Jujuba Editora
Por meio de estímulos visuais, táteis e sonoros a vivência propõe a experimentação do livro como suporte, material e criação, explorando desenhos, formas e objetos para despertar um contato entre a criança e as diversas narrativas presentes no objeto livro.

Produção : Ludmila Porto. 


Local: Praça.

Retirada de senhas no local, com 30 minutos de antecedência de cada horário. 35 vagas por horário.


(Foto: Editora Quelônio | Divulgação)

Artes Visuais

Fazetório de Ficções Produção Geral: Ludmila Porto


Essa atividade aconteceu de 03/03/2018 a 04/03/2018
no Sesc Pinheiros.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.