Sesc SP

Realiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Document%C3%A1rio_foto%.jpg

O curso tem como objetivo principal inspirar os participantes à prática da estética do documentário por meio da realização de um curta metragem documental roteirizado, produzido e gravado por eles.

PROGRAMA DO CURSO

1º Encontro: Teoria - Introdução ao documentário. Apresentação do cronograma e objetivo da oficina. O que é documentário? Qual é a diferença entre documentário e ficção? Debate sobre a estética documentário. Exibição e debate de referências fílmicas. Como começou o cinema documentário? Ideias, onde encontrá-las? Diferentes formas de abordar um personagem. Exibição e debate sobre o trecho de "Pequeno Dieter Precisa Voar" (Werner Herzog). O que é a locação e porque é importante? Exibição de um trecho de "Encontros no Fim do Mundo" (Werner Herzog). A Ética no documentário, porque é importante? Exibição e debate sobre o trecho de "O Homem Urso" (Werner Herzog);

2º Encontro: Etapas de criação do documentário - Introdução das diferentes etapas e funções na criação de um documentário: roteiro, produção, direção, fotografia, som e pós-produção (montagem, mixagem, correção de cor). Desenvolvimento do roteiro: Qual é a função do roteiro? Etapas da criação de um roteiro: sinopse, argumento, escaleta, roteiro literário (formatação básica) e roteiro técnico. Os participantes desenvolverão um roteiro em grupo para a realização do documentário. Divisão de funções da equipe e elaboração do cronograma de gravações.
- Introdução às funções técnicas: produção, direção, fotografia e som. Atividades práticas com o equipamento que será utilizado durante as gravações;

3º Encontro: Gravações - Os participantes gravarão o documentário (ou documentários) com o auxílio do professor. Montagem: introdução às técnicas de montagem e ao programa de edição a ser utilizado pelos alunos. Serão abordados as questões técnicas de logagem do material, backup e conversão de arquivos. Também serão tratados os princípios de mixagem de som e correção de cor. Edição final do documentário.

Felipe Carrelli, é bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhou como montador na produtora Filmes para Bailar, onde participou da edição do longa-metragem de ficção "Delírios de um Cinemaníaco" (2013) e do documentário "Histórias de um Juruá" (2012). Como documentarista independente, dirigiu e editou dois longas-metragens: "Ano-Luz" (2015) e "Leila" (2016), além dos curtasmetragens "O Piano" (2016) e "Temporão" (2011). Atualmente está finalizando seu terceiro documentário de longa-metragem "Feijão" (2018).

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento, a partir de 20/2 (credencial plena) ou 27/2 (demais interessados).

Local: Espaço de Tecnologias e Artes, 3º Andar - Torre A

(Foto: Felipe Carrelli - Reprodução do Doc Ano-Luz)

 

Tecnologias e Artes

Realização de Documentário Com Felipe Carrelli

Classificação etária: Acima de 12 anos
Essa atividade aconteceu de 09/03/2018 a 11/03/2018
no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.