Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Inventariado%20Participativo_Cre%CC%81dito_Simone%2.jpg

É crescente o discurso sobre participação social nas políticas de preservação do patrimônio cultural. No entanto, poucos são os meios para que ela ocorra. Neste cenário, o recente lançamento da metodologia Inventários Participativos de Referências Culturais (Iphan, 2016) se apresenta como um potencial instrumento para desenvolver processos participativos de preservação.  Neste sentido, o curso tem como objetivo apresentar e vivenciar a experiência do Inventário Participativo de Referências Culturais como instrumento educativo e político, promovendo o entendimento da metodologia a partir de abordagens teóricas e práticas.

Com Simone Scifoni, doutora e professora de Geografia na USP. É membro fundadora da Repep- Rede Paulista de Educação Patrimonial.

Com Maryclea Maues Neves, Mestre em Artes pela UFPA. Trabalha na Superintendência do IPHAN em São Paulo.

Com Mariana Kimie Nito, Arquiteta e urbanista, especialista e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN.

Com Karina Alves Teixeira, educadora, historiadora e museóloga formada pela USP e Université Michel de Montaigne, Bordeaux3, França.

Com João Lorandi Demarchi, Historiador formado pela USP e, atualmente, mestrando em Geografia Humana nesta mesma universidade. 
 

(Foto: Simone Scifoni)

Ações para a Cidadania

Inventariado participativo de referências culturais

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 20/04/2018 a 25/05/2018
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.