Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

A Instrumentalidade do Serviço Social

O curso apresenta o Serviço Social como uma totalidade de diversas dimensões (técnico-operativa, ético-politica e teórico-metodológica, investigativa e formativa) que se autoimplicam e se auto-explicam. Trabalha o cotidiano e as dimensões mobilizadas para atender as requisições socioprofissionais novas e tradicionais no âmbito das políticas sociais. Apresenta a instrumentalidade da profissão como possibilidade de operar as sínteses entre as dimensões da profissão e enfatiza  as racionalidades que dela derivam.

Por fim, expõe a dimensão técnico-operativa, suas particularidades, limites e possibilidades e defende o necessário domínio de uma racionalidade critico-dialética e do instrumental técnico-operativo  para a realização de uma   instrumentalidade critica, competente e comprometida.

Com Yolanda Guerra, assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa os temas relativos ao Serviço Social, trabalho e formação profissional. Autora de diversos livros entre eles: A instrumentalidade do Serviço Social, 1995 e A dimensão técnico-operativa no Serviço Social (em co-autoria), 2017.

(Crédito: Divulgação)

Ações para a Cidadania

A Instrumentalidade do Serviço Social e o Trabalho do Profissional

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 25/05/2018 a 26/05/2018
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.