Sesc SP

Impressão-3D

Com Carlos Henrique Passos.

O curso tem como proposta apresentar conceitos e ferramentas fundamentais, além de diferentes abordagens técnicas para a modelagem tridimensional no meio digital. Durante os encontros, os participantes modelam diversos tipos de objetos utilizando técnicas e ferramentas utilizadas para produzir ilustrações, animação, jogos, impressão 3D e maquetes digitais. A plataforma escolhida para basear o curso é o software livre e de código aberto Blender, uma suite completa de alta qualidade e gratuita para computação gráfica.

Conteúdo programático:
Nove encontros com duas horas cada, focados em métodos e técnicas de modelagem 3D no Blender:

:: Introdução:
- Rápida exposição de conceitos básicos de desenho geométrico e coordenadas espaciais.
- Apresentação do software e seus recursos: interface, navegação, seleção e transformação, modos de edição, camadas, diversos editores e suas funções.
- Prática: Experimentação livre e familiarização com as ferramentas e operações básicas do software.

:: Modelagem Poligonal:
- Abordagens construtivas
- Prática: Objetos do cotidiano usando operações de extrusão, subdivisão, rotação.(Copos)

:: Modelagem Poligonal:
- Abordagens construtivas
- Prática: Objetos do cotidiano usando operações de extrusão, subdivisão, rotação.(Pregador de Roupas)

:: Modelagem Hard Surface:
- Abordagens construtivas 2
- Prática: Experimentação de formas construtivas com auxílio de modificadores diversos.

:: Modelagem Hard Surface:
- Abordagens construtivas 2
- Prática: Objetos do cotidiano com auxílio de modificadores e curvas.(Caixa de tomada externa Metal)

:: Topologia:
- Topologia
- Exercício: controle de topologia. Modificador Skin, Poly by Poly.
- Prática: Modelagem com referência (Figura Humanoide)

:: Modelagem Orgânica:
- Abordagens construtivas 3
- Prática: Uso de ferramentas de escultura sobre a figura humanoide iniciada na prática anterior

:: Modelagem Orgânica:
- Abordagens construtivas 3_ Retopologia
- Prática: Ferramentas e técnicas para reconstrução de topologia controlada sobre escultura

:: Ilustração - Do início ao fim:
- Básico de criação de materiais, iluminação e render.
- Prática: Modelagem livre. (modelo e técnicas de escolha individual)

Carlos Henrique Passos é bacharel em Artes Visuais. Trabalha como designer há mais de 10 anos, com atuação em criação e produção de materiais de identidade visual, peças e campanhas de comunicação visual, ilustrações, criação de peças com conteúdo autoral e institucional em áudio e vídeo, design de produto e embalagem.
 

 

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 2/7/19

 


Espaço de Tecnologia e Artes. 

 

 

(Foto: Acervo Sesc)  

 

 

 

 

Tecnologias e Artes

Introdução à Modelagem 3D com Blender


Sesc Santana ver no mapa

06/08 A 01/10

TER
15H ÀS 17H
  • R$ 6,00
  • R$ 10,00
  • R$ 20,00