Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experiências Estéticas - Apreciações de linguagens artísticas com reflexões teóricas, proporcionando diálogos entre a obra de arte e o público saiba mais

Cine Debate Arábia Divulgação

André é um jovem de 18 anos que mora no bairro da Vila Operária, próximo à Fábrica de Alumínio, em Ouro Preto. Uma vez por semana, sua Tia Márcia, que trabalha no bairro como enfermeira, vai até a casa deles para ajudar com as tarefas domésticas. Um dia, um dos operários da fábrica, chamado Cristiano, um forasteiro com um histórico de confusões na Vila Operária, sofre um acidente. A Tia de André presta os primeiros socorros na própria rua, e pede a André que vá até a casa dele para buscar seus documentos e algumas roupas. Quando vai até a casa do operário, André acaba encontrando, por acaso, um caderno escrito por ele. A partir daí, o filme se bifurca, e mergulha na história de Cristiano, o operário. Escrito inicialmente como um exercício para o espetáculo de fim de ano do teatro da fábrica, esse diário acaba revelando a trajetória épica e fabular de um trabalhador, cuja aventura pessoal atravessa a história dos últimos dez anos do país. "Arábia" (2017, 96 min.) foi vencedor do Festival de Brasília 2017 e exibido em mais de 50 festivais ao redor do mundo.

Com João Dumans, diretor e roteirista. Foi roteirista e montador de "A Vizinhança do Tigre", roteirista de "A cidade onde envelheço”, assistente de direção e produtor executivo de "Os Residentes" e diretor do média-metragem documental "Todo mundo tem sua cachaça". É codiretor, com Affonso Uchôa, do longa "Arábia".

Com Ismail Xavier, professor emérito da USP. É membro do conselho da Cinemateca Brasileira e do Conselho Deliberativo da Sociedade Amigos da Cinemateca. Publicou, entre outros, “Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal” (Brasiliense, 1993).

Com Affonso Uchôa, diretor e roteirista. Dirigiu o premiado longa-metragem “A Vizinhança do Tigre” (2014). É codiretor, com João Dumans, do longa "Arábia" (2017).
 

(Crédito: Divulgação)

Cinema e vídeo

Cine Debate: Arábia Com João Dumans, Affonso Uchôa, Ismail Xavier

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 16/06/2018 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.