Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experiências Estéticas - Apreciações de linguagens artísticas com reflexões teóricas, proporcionando diálogos entre a obra de arte e o público saiba mais

Liberdade em cena- Gota DÁgua Arte Wa

Apresentações de leituras dramáticas seguidas de debates visando fomentar  pesquisas e estudos de peças que marcaram a história do teatro brasileiro. Destaca-se a influência dessas obras na atualidade, seus impactos em outras produções artísticas e os valores de uma época. Nesse mês a leitura será da peça “Gota D´Agua”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975.

É uma adaptação da tragédia grega Medéia, ambientada no Rio de Janeiro, retratando as dificuldades enfrentadas pelos moradores do Conjunto Habitacional “Vila do Meio Dia”, que são explorados por Creonte, dono dos imóveis. Ali habitam há 10 anos Joana e Jasão com seus dois filhos. Jasão é músico e ambicioso e compõe o samba “Gota D’Água”, que faz sucesso tocando nas rádios. Jasão, então, deixa a mulher para casar-se com Alma, filha de Creonte. Para vingar-se, a exemplo da personagem original, Medéia, Joana envenena os dois filhos e se mata.

Os corpos são depositados aos pés de Jasão, na festa de seu casamento. A peça mostra a força implacável do “sistema” visando apenas o lucro, corrompendo mentes e almas e transformando as vidas e as relações humanas em simples mercadorias. Os autores utilizam uma linguagem simples e crua, em versos bem trabalhados, resultando num espetáculo de grande dramaticidade e beleza. Canções de Chico Buarque fazem parte da leitura, com música ao vivo.

(Arte: Walter Cruz)

Teatro

Liberdade em cena: Gota D'Água

Classificação etária: Acima de 16 anos

Sesc Centro de Pesquisa e Formação ver no mapa

30/06

SAB
14H30 ÀS 17H30
  • Grátis