Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Mídias Alternativas e Movimentos Sociais - Série de bate-papos entre representantes de meios alternativos da década de 70 e produtores de conteúdo de blogs e redes sociais. saiba mais

06.2018 - Acoes para a Cidadania - Re

O curso Repórter da Cidade aposta na produção de conteúdos híbridos (para sites e redes sociais, aplicativos móveis, boletins impressos) e em diferentes linguagens (foto, vídeo, texto, gráficos e memes) a partir da apropriação das ferramentas do Jornalismo para identificar e apontar iniciativas e locais de memória na luta pela garantia dos Direitos Humanos na área de influência do Sesc.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º dia|NOSSA HISTÓRIA E O JORNALISMO: Alinhamentos de expectativas, acordos coletivos, reconhecimento do espaço. Atividade de resgate da história dos participantes e conversa sobre a influência do jornalismo na nossa vida e o quanto todxs podem ser produtorxs do seu próprio conteúdo. 

2º dia|NOSSO TERRITÓRIO: Construção coletiva de mapa afetivo e resgate do contexto histórico da região. A dicotomia Centro Vs Periferia e onde os Direitos Humanos entram nessa história. Apresentação de alguns lugares que são referência na região e influenciam na luta por garantia de direitos e na construção das identidades de diferentes públicos negligenciados na sociedade: LGBTs, negros, indígenas, mulheres, moradores de rua.

3º dia| NOSSAS FERRAMENTAS + NOSSAS PAUTAS: Conversa sobre as peculiaridades de cada linguagem de comunicação (texto, foto, vídeo, lambes) e experimentação com o registro de alguma atividade que estiver rolando no Sesc no dia. Definição das pautas que serão produzidas nas vivências.

4º e 5º dias| NOSSAS VIVÊNCIAS: Visita com registro jornalístico multimídia de dois lugares de referência de luta por direitos e resistência. Divididos em grupos, os participantes farão a produção jornalística sobre os lugares que conhecerão e as pessoas que conversarão. Entre os materiais que serão produzidos entre os grupos estão registros fotográficos para produção de GIFs, uma transmissão ao vivo de uma entrevista feita por toda a turma nos locais, escrita de texto para ser postado no Facebook e/ou no Whatsapp e confecção de lambes.

6º e 7º dias| NOSSOS CONTEÚDOS: Os participantes reunirão os materiais coletados nas vivências e finalizarão as publicações. Este será o momento também de planejar o dia de encerramento do curso, listando convidadxs, definindo roteiro da programação e a organização dos materiais a serem expostos.

8º dia | NOSSA MOSTRA: Apresentação das produções jornalísticas com conteúdos a mostra 

Inscrições a partir de 28 de maio na Central de Atendimento.

Local: Sala Delta (7º andar).

Foto: Lais Diogo

Ações para a Cidadania

Repórter da Cidade Curso com Periferia em Movimento no Sesc Consolação

Classificação etária: De 14 a 25 anos

Sesc Consolação ver no mapa

05/06 A 28/06

TER, QUI
15H ÀS 19H
  • Grátis