Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Seminário Poder e Controle Crédit

Uma visão atualizada sobre a dinâmica tecnológica, sociocultural e política da vida humana na era da cibercultura. As lógicas sociais de poder, os regimes sistêmicos de controle, os novos atores sociais e as chances viáveis de ruptura, o papel da educação e do conhecimento – todos os temas sob um olhar contemporâneo e crítico – fazem parte da pauta de exposições e debates. Curadoria: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.


20/6 - Mesa Temática 1 [Mapa (trans)político do terreno]
Dromocracia interativa, neototalitarismo e diversidade do conhecimento nas sociedades de controle

Com Eugênio Trivinho (PUC-SP) e Sergio Amadeu da Silveira (UFABC)


21/06 - Mesa Temática 2 [Horizontes sociotecnológicos da ação]
Tecnologias disruptivas, actantes emergentes e o papel da educação para a consciência do contradito

Com Edméa Santos (UERJ) e Theophilos Rifiotis (UFSC)


22/06 - Mesa Temática 3 [Expandindo a compreensão teórica]
Pós-estruturalismos, biopolíticas e as possibilidades do pós-capitalismo

Com Ivana Bentes (UFRJ), Rose de Mello Rocha (PUC-SP) e Massimo Di Felice (USP)


Palestrantes:
Edméa Santos, pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação.
Eugênio Trivinho, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura na mesma instituição
Ivana Bentes, professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRJ, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, coordenadora do Pontão de Cultura Digital e do Laboratório de Inovação Cidadã. É autora, entre outros, do livro Mídia-Multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas (Ed. Mauad).
Massimo Di Felice, sociólogo pela Un.La Sapienza di Roma, doutor em ciência da comunicação e livre docente pela Eca USP. É diretor do centro internacional de pesquisa Atopos e diretor científico do Istituto di alti Studi Toposofia di Roma e do centro de pesquisa internacional Sostenibilia da Un. La Sapienza di Roma.
Rose de Mello Rocha, doutora em Ciências da Comunicação (USP), com pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (PUC-SP). Professora titular do PPGCOM-ESPM, líder do Grupo CNPq Juvenália. Membro fundador do GT Clacso Infâncias e Juventudes.
Sergio Amadeu da Silveira, professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Autor dos livros: "Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e "Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento", ambos pela Ed. Fundação Perseu Abramo. 

Tecnologias e Artes

Seminário Poder, Controle e Ruptura no Mundo Digital Atual Com Edméa Santos, Eugênio Trivinho, Ivana Bentes, Massimo Di Felice e outros.

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 20/06/2018 a 22/06/2018
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.