Sesc SP

rosana-rios

Uma fanfic, ou fan-fiction, é uma narrativa escrita por um(a) fã de qualquer universo ficcional. Na maior parte dos casos, trata-se de contos-homenagem, ambientados no mundo imaginário que seu autor aprecia. Como se trata de um exercício espontâneo de escrita, gerado mais pelo amor à leitura do que por exigências escolares, as fanfics são uma forma bem interessante de estimular a arte da escrita entre os jovens, bem como de propor a reflexão sobre as relações entre texto e intertexto.

Esta oficina se propõe a transmitir aos participantes técnicas básicas para a criação de narrativas curtas (contos) nessas condições, utilizando como ponto de partida livros, HQs, filmes ou seriados. A partir da leitura de trechos de livros ou do conhecimento prévio de algum universo preexistente, cada participante deve compor um conto curto com seus próprios personagens e ideias.

Rosana Rios é escritora de literatura fantástica, infantil, juvenil. Arte-educadora, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Iniciou a carreira em 1986, como roteirista do programa Bambalalão (TV Cultura de SP), tendo trabalhado como roteirista de TV por 11 anos. Em 30 anos de carreira, teve 161 livros publicados. Recebeu vários prêmios, entre eles a menção "Altamente Recomendável" e inclusão em acervos e catálogos da FNLIJ. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2016, pela obra Iluminuras, também incluída no Catálogo White Ravens da Biblioteca Infantojuvenil de Munique, Alemanha. Em 2017 recebeu o prêmio "Distinção" da Cátedra 10 UNESCO - PUC RJ.

Local: Sala 2 de Oficinas (6º andar)

Inscrições na Central de Atendimento dia 3/7 (terça, das 13h às 20h30) para a categoria Credencial Plena e dia 6/7 (sexta, 13h às 20h30) na categoria Credencial Atividade. Vagas remanescentes a partir de 7/7 até o início da aula.

*Importante: é necessário que o interessado possua CREDENCIAL ATIVIDADE para efetuar sua inscrição. Caso já tenha feito uma credencial atividade em outro Sesc, ela pode ser utilizada nessa inscrição. Se o interessado não possui a credencial atividade, basta se dirigir à Central de Atendimento no Sesc mais próximo de sua casa portando documento com foto para fazer seu cartão. O credenciamento prévio não significa garantia de inscrição e ainda que o interessado não consiga efetivá-la na prática, a credencial poderá ser utilizada em outras programações de qualquer Unidade.

(Foto: Rosana Rios)

Literatura

Oficina de fanfics: narrativas curtas Com Rosana Rios


Essa atividade aconteceu de 17/07/2018 a 20/07/2018
no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.