Sesc SP

filme praca paris divulgacao3 2018-07-08-18-19-55

O curso parte da análise das cinematografias clássica e moderna da América Latina, com ênfase nos estudos das representações das mulheres no cinema revolucionário e militante do Nuevo Cine Latinoamericano e nos conceitos presentes nos atuais debates sobre as realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva crítica da realidade social. As teorias do cinema e a análise dos filmes integram a discussão sobre o lugar político das mulheres nesse cinema. Os enquadramentos dados à Revolução Mexicana, ao Cangaço, às ditaduras militares, entre outros acontecimentos do passado e presente, serão vistos ao lado das caracterizações das mulheres que simbolizam as nações e identidades latino-americanas, reconhecidas nas obras a serem analisadas.

O curso é direcionado a pessoas interessadas na história e cultura da América Latina, com vistas a ampliar seus conhecimentos em uma perspectiva estética, política e histórica do cinema latino-americano. Também voltado a estudantes e profissionais interessados na história do cinema latino-americano.

Programa do curso
1º Encontro
Cinema Peruano: o feminino e o imaginário indígena no cinema peruano;

2º Encontro
Cinema Brasileiro: representações femininas em diferentes períodos do cinema brasileiro;

3º Encontro
Cinema Argentino: mulheres e exílio no cinema Argentino;

4º Encontro
Cinema Cubano: a ascensão da mulher-nação nos filmes cubanos;

5º Encontro
Cinema Mexicano: mulheres e Revolução Mexicana;

6º Encontro
Cinema Chileno: presenças e ausências femininas no cinema chileno;

7º Encontro
Cinema Uruguaio: a rotina e seus desvios na experiência das mulheres uruguaias.

8º Encontro
As representações das mulheres nas cinematografias latino-americanas.

Daniela Gillone é professora e pesquisadora de cinema, com pós-doutorado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenou cursos de extensão universitária promovidos pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL - Memorial da América Latina) e cursos livres pelo Museu da Imagem e do Som (MIS - São Paulo). Ministrou o projeto Click da Caixa e coordenou o TV Vila - ambas oficinas de fotografia e de produções audiovisuais com jovens das classes populares, financiados pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto/SP, entre 1997 e 2005. É pesquisadora do grupo de estudos Cinema Latino-americano e vanguardas artísticas, vinculado a UNIFESP e ao CNPq.

Local: Sala de Atividades 4

Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana a partir de 24/7 (credencial plena) e de 31/7 em diante para os demais interessados (vagas remanescentes).

(Foto: Divulgação)

Cinema e vídeo

Mulheres no Cinema Latino-Americano Com Daniela Gillone

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 07/08/2018 a 30/08/2018
no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.