Sesc SP

Scott MacLeay

Ao longo dos últimos dez anos, o desenvolvimento de novas tecnologias digitais permitiram o surgimento de novas formas de contar histórias que vão muito além dos formatos tradicionais de fotojornalismo e filmes documentário. A natureza não-linear e interativa desta nova forma de comunicação foi desbravada de forma piorneira por institutos como National Film Board, no Canadá, MIT Open Doc Lab e Tribeca Film Institute, nos Estados Unidos.

Ao oferecer a possibilidade de criar trabalhos que sobrepõem fotografia, vídeo, texto, gráficos, efeitos sonoros e música que são acessíveis em diversos meios em uma variedade de formatos interativos, as plataformas transmídia revolucionaram as narrativas no mundo do documentário e das belas artes. Paradoxalmente, este novo universo permanece relativamente desconhecido no mundo fotográfico, apesar de oferecer uma rara oportunidade para aqueles que desejam se aprofundar em trabalhos documentais. Este curso analisa a breve história da narrativa interativa on-line e examina o trabalho recente realizado nas principais instituições que desenvolvem e pesquisam formatos documentais. Serão também examinadas as plataformas contemporâneas projetadas para acomodar tais trabalhos interativos e que estão disponíveis ao público em geral. Finalmente, a oficina examinará as possibilidades oferecidas por esta nova forma de expressão para o mundo da arte em geral. O objetivo deste workshop é apresentar fotógrafos ao universo transmídia e estimular o interesse pelas artes interativas.

Scott MacLeay tem dedicado toda a sua carreira à produção de trabalhos fotográficos, de novas mídias e musicais e a compartilhar suas experiências com jovens artistas no Canadá, na França e no Brasil.

Inscrições na Central de Atendimento dia 31/7 (terça, das 13h às 20h30) para a categoria Credencial Plena e dia 3/8 (sexta, 13h às 20h30) na categoria Credencial Atividade. Vagas remanescentes a partir de 4/8 até o início da aula.

*Importante: é necessário que o interessado possua CREDENCIAL ATIVIDADE para efetuar sua inscrição. Caso já tenha feito uma credencial atividade em outro Sesc, ela pode ser utilizada nessa inscrição. Se o interessado não possui a credencial atividade, basta se dirigir à Central de Atendimento no Sesc mais próximo de sua casa portando documento com foto para fazer seu cartão. O credenciamento prévio não significa garantia de inscrição e ainda que o interessado não consiga efetivá-la na prática, a credencial poderá ser utilizada em outras programações de qualquer Unidade.

Local: Sala 3 - Oficinas 3 (6º andar)

(Foto: Scott MacLeay)

Tecnologias e Artes

Curso intensivo - transmídia e storytelling não-linear com Scott Macleay

Classificação etária: Acima de 18 anos
Essa atividade aconteceu de 11/08/2018 a 12/08/2018
no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.