Sesc SP

quadrinhos-negritude

Neste curso será abordada e problematizada a representação da negritude nos quadrinhos, utilizando como pano de fundo a história dos quadrinhos, destacando suas origens, capacidades técnicas, limitações e seu impacto no mundo atual e em outras mídias. O curso também inclui a participação especial de Junião e Bruna Tamires, que irão compartilhar um pouco de seu experiência no mundo dos quadrinhos. 

André Moreira de Oliveira é professor, baixista e membro do "núcleo de pesquisa mercadológica em Hip-Hop". Em sua pesquisa de mestrado, estudou a trajetória de Maurício de Sousa, aproximando-se do mundo dos quadrinhos.

Junião mora em São Paulo e é graduado em Artes Visuais pela Unesp. Já publicou ilustrações e charges em diversos veículos. Atualmente publica seus trabalhos no site Ponte Jornalismo (ponte.org) e El Pais Brasil. Seu livro infantil 'Meu Pai Vai Me Buscar na Escola' recebeu o selo Cátedra Unesco de Leitura em 2016. Ganhou o Salão Desenho para Imprensa (RS), em 2011, o prêmio Vladimir Herzog (SP) de 2005 e menção honrosa em 2006, além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004.

Bruna Tamires é escritora e desenhista. Assina seus trabalhos como Malokêarô. Entre 2016 e 2017 criou, publicou e vendeu as zines "UNI-VERSO: histórias para se viver de perto". Em 2017 participou da Antologia Jovem Afro, lançada pela Quilombhoje. Em 2018 participou da antologia Sarau no Kintal. É idealizadora e organizadora do Clube Negrita, um clube de leitura itinerante, criado para incentivar a leitura de escritoras e escritores negros e a escrita e o letramento de pessoas negras.

Vagas limitadas. Inscrições a partir das 9h30 do primeiro dia do curso, no 4º andar.

Local: Tecnologias e Artes (4º andar).

(Foto: Divulgação)

 

Tecnologias e Artes

Negritude e representatividade nas histórias em quadrinhos Com André Moreira de Oliveira e participação de Junião e Bruna Tamires

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 10/10/2018 no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.