Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

O Mal, desde sempre aos nossos dias J

Sabemos que aquilo que se entende por mal pode estar revestido das mais diversas formas e de todos os vícios: do sofrimento íntimo de uma desilusão amorosa ao genocídio étnico; da miséria material à monstruosidade da tortura; da enfermidade pessoal à catástrofe coletiva; do latrocínio à guerra entre povos; da corrução endêmica às políticas extorsivas.
Para aquele que o sofre, no entanto, a compaixão não parece bastar. Como nos lembra Paul Ricoeur, "o mal é o que é e não deveria ser, e dificilmente podemos dizer por que assim é".

O tema será desenvolvido em duas palestras de duas horas, nas quais serão apresentadas e debatidas as ideias principais que a filosofia, desde os seus primórdios, já nos ofereceu. Pois perdida uma hipotética idade de ouro, sentimos que "o mal não é espetacular, mas sempre humano. Ele compartilha nossa cama e come em nossa própria mesa" (W.H. Auden, no poema Herman Melville).

Com Newnton Oliveira da Cunha, é agente Cultural e ex-assessor do Sesc São Paulo. Graduado em Jornalismo (USP - Universidade de São Paulo) e Filosofia (PUC - Pontifícia Universidade de São Paulo). Autor dos livros "A Felicidade Imaginada"; "Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura"; "Cultura e Ação Cultural"; "Filosofia e Surrealismo, a Insuficiência da Realidade"; "Filosofia, Ciência e Naturalismo".

(Ilustração: Pandora -  John William Waterhouse, 1896)

Ações para a Cidadania

O Mal, desde sempre aos nossos dias

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 18/10/2018 a 19/10/2018
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.