Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Uma Breve Filosofia da Fotografia Estenopeica   Fot

A proposta do curso é abordar a fotografia estenopeica não apenas como uma brincadeira de criança ou como um método eficiente para aprender os princípios básicos da fotografia, mas valorizá-la como uma técnica capaz de subverter o padrão convencional de produção da fotografia tradicional. Uma proposta que coloca a fotografia estenopeica adiante do lúdico, com todo o seu potencial de questionar e gerar novos processos de criação no campo da fotografia. 

O curso tem o propósito de refletir acerca da homologia percebida em boa parte da fotografia produzida hoje em nosso país e suas implicações considerando as determinações das novas tecnologias impostas pela indústria e pelo mercado. O curso, organizado em dois módulos, alterna teoria e prática e propõe o entendimento do processo fotográfico a partir do reconhecimento da câmara escura, do surgimento dos primeiros modelos de câmeras e de suas aplicações pelos pioneiros na linguagem. Serão produzidos registros estenopeicos a partir de câmeras fabricadas pelos alunos com a utilização dos mesmos, de forma inusitada, em uma performance no final do processo.

Com Paulo Brazyl, coordenador do projeto Do Furo ao Pixel, dedica-se desde 2005 ao trabalho de pesquisa e experimentação das mais variadas técnicas de produção, reprodução e difusão da imagem.

(Foto: Paulo Brazyl)

Artes Visuais

Uma Breve Filosofia da Fotografia Estenopeica

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 27/11/2018 a 13/12/2018
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.