Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

CBL-Banner

O 2º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo da Língua Portuguesa pretende suscitar um amplo debate interdisciplinar para a compreensão de aspectos culturais, históricos e linguísticos presentes na educação, na literatura e na comunicação dos povos falantes da língua portuguesa no Brasil e no mundo.

O seminário tem o apoio do SESC, da Pós-Graduação do Mackenzie, da Puc- São Paulo, e da Universidade de São Paulo.

Com Silviano Santiago, dentre suas obras romances, contos, ensaios literários e culturais. É doutor em Letras pela Sorbonne, professor na PUC-Rio e também professor emérito da UFF.

Com Maria Valeria Rezende, Maria Valéria Resende é romancista, autora de contos, crônicas, livros infantis e de não ficção, muitos deles premiados. É graduada em Língua e Literatura Francesa na Universidade de Nancy e em Pedagogia na PUC-SP e mestre em Sociologia pela UFPB.

Com Ungulani Ba Ka Khosa, premiado escritor e professor moçambicano. Exerceu funções importantes em Moçambique como as de Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco e Diretor Adjunto do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique. Durante a década de 90, foi cronista assíduo de vários jornais. Foi Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD).

Com Selma Caetano, graduada em Literatura Portuguesa e Brasileira pela PUC-SP e mestre em Gestão Cultural, é diretora da Oceanos Cultural especializada nas atividades de criação e produção culturais, nas áreas de literatura, artes visuais, cinema, vídeo e fotografia. Entre outras publicações, organizou com José Castello O livro das palavras – conversas com escritores, coletânea de 30 entrevistas, textos críticos e biografias de escritores de língua portuguesa, Editora Leya, 2013.

Com Regina Helena Pires de Brito, Pós-Doutora em Comunicação e Sociedade pela Universidade do Minho, Doutora e Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Com João Hilton Sayeg de Siqueira, Doutor em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doctor Honoris Causa de Iberoamerica pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidade Educativa e  Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Coordenador Adjunto da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Com Maria dos Prazeres Santos Mendes, Mestre em Teoria Literária e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC SP. Professora de graduação e pós graduação  no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na USP.

Com Marina Sartori de Toledo, Licenciada em Artes (FAAP) e Mestre em Artes/ Teatro (ECA/USP). Foi professora de Artes e História da Arte em diversos colégios de São Paulo. Atua na área de exposições e museus, coordenando projetos educativos e formação de mediadores e professores. De 2007 a 2015 coordenou o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa e no momento atua como Assistente Técnica da Diretoria do IDBrasil, no âmbito da reconstrução do Museu.

Com Irene Vida Gala, embaixadora formada em Direito pela USP, em 1983 e no Instituto Rio Branco em 1985, com posse na carreira diplomática em dezembro de 1986. No Brasil, trabalhou no Departamento da África (1986-1991) e, entre 1999 e 2004, foi chefe da Divisão de África II (África Austral e lusófona). No exterior, esteve em missões permanentes em Lisboa (1991-1994), Luanda (1994-1996), Pretória (1996-1998), Nova York (ONU) (2004-2007), Roma (Consulado, 2007-2011) e Acra (2011-2017), e, em missões provisórias, em Bissau (1988), Lusaca (1989), Dacar (2002), além de visitas em missão oficial a Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Madagascar, Seychelles, Tanzânia, Quênia, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, Lesoto, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Gabão, Libéria, Serra Leoa, Côte d’Ivoire e Etiópia. É oficial da Ordem do Mérito da Defesa, Brasil (2002) e, em 2015, recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.

Com Cristhiano Aguiar, escritor e professor colaborador do curso de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de Na outra margem, o Leviatã (Contos, Lote 42) e Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução (Ensaio, Editora Mackenzie).

Com Elaine Cristina Prado do Santos, Doutora em Letras Clássicas pela USP; Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, UPM; Coordenadora do Curso de Letras, UPM; Membro da Comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Letras, UPM;  Autora de artigos em veículos nacionais e internacionais, de capítulos e de livro.

Com Rosângela Sarteschi Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua na linha de pesquisa "Literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa", abordando temas como literatura e sociedade, ensino de literatura, literatura negra brasileira, literatura e política.

(Foto: Divulgação)

Ações para a Cidadania

II Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

Classificação etária: Acima de 16 anos

Sesc Centro de Pesquisa e Formação ver no mapa

22/11 A 23/11

QUI, SEX
10H ÀS 19H
  • Grátis

*22/11 e 23/11