Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Desafios de internacionalização d

O curso parte de um panorama geral, que localiza a circulação de espetáculos no contexto de globalização da cultura, para em seguida abordar temas específicos.

Assim, em três módulos, discute-se desde os desafios de uma política cultural voltada para as relações exteriores até os aspectos práticos de capacitação dos profissionais brasileiros que vislumbram trabalhar no âmbito internacional.

21.1 - Aula 1: Introdução. Panorama geral da cadeia de produção internacional. Principais desafios da internacionalização das artes cênicas brasileiras. Perspectivas críticas em relação à internacionalização.
Com Andrea Caruso Saturnino, pesquisadora e curadora, especializada em teatro contemporâneo e projetos interdisciplinares, com longa experiência internacional. Graduada em Letras pela UFMG (Belo Horizonte), mestre em Artes Cênicas pela Sorbonne Nouvelle (Paris) e doutora em Artes pela USP (São Paulo).

23.1 - Aula 2: Aspectos institucionais: perspectiva brasileira no contexto de globalização da cultura.
Com Andrea Caruso Saturnino e convidados:
Christiano Braga é economista, com especialização em comércio exterior com foco em pequenos negócios. MBA em gestão com foco em estratégia. Especialista em cultura, gestão e desenvolvimento. Responsável pela implantação e coordenação dos projetos de internacionalização de bens e serviços culturais criativos na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos, APEX-Brasil.
Isabel de Paula é coordenadora a.i de Cultura da UNESCO no Brasil, graduada em jornalismo, tem Pós-Graduação em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (Espanha), é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Observatório de Políticas Culturais (Opcult/UnB).

28.1 - Aula 3: A criação cênica contemporânea em tempos de globalização: circulação, influências, colaborações, parcerias.
Com Andrea Caruso Saturnino e os convidados:
Rosana Paulo Cunha é Gerente de Ação Cultural do SESC SP, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e especialista em Gestão de Projetos pela FEA - USP (São Paulo).
Ricardo Muniz Fernandes é formado em Ciências Sociais pela PUC-SP e trabalha com produção de teatro e dança desde 1990.

Dia 30/1 - Aula 4:
Colaborações internacionais - a ação das representações culturais no Brasil.

Com Andrea Caruso Saturnino e convidadas:
Liliane Rebelo, gerente cultural da Cultura Inglesa São Paulo. Formada em Jornalismo, tem especialização em Marketing pela Chartered Institute of Marketing e cursa Gestão de Projetos Culturais no CELACC, na USP- Universidade de São Paulo.
Natalia Mallo, especializada em diplomacia cultural, trabalha junto a organizações internacionais desenvolvendo projetos de colaboração buscando o diálogo entre arte e sociedade. É diretora artística do RISCO Festival.

(Foto: Andrea Caruso Saturnino)

Teatro

Desafios de internacionalização das artes cênicas brasileiras

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 21/01/2019 a 30/01/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.