Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Perspectivas - Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura, em encontros independentes (Foto: SXC) saiba mais

Atlas de imagens O Animatografo 1898 KINETOPHONE an

O curso propõe um itinerário por meio da história do cinema, ressaltando a vocação internacionalista da arte cinematográfica. A partir da noção de "Atlas de Imagens", fundada no trabalho do historiador da arte Aby Warburg, será examinada uma coleção não exaustiva de momentos em que o cinema aproximou mundos geograficamente distantes e problematizou fronteiras pré-estabelecidas.

16/2- Uma “viagem ao redor do mundo”: das conferências ilustradas, imagens estereoscópicas e afins ao cinema. 
Com Danielle Crepaldi Carvalho, doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Desenvolve, no momento, um projeto de pós-doutorado na ECA/USP, com auxílio da FAPESP. É editora do blog ofilmequeviontem.blogspot.com.br.

23/2- As viagens transoceânicas de Chris Marker.
Com Carolina Amaral de Aguiar, doutora em História Social pela FFLCH-USP. É professora colaboradora adjunta do curso de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na área de História da América.

9/3- Flertes com o horror no cinema contemporâneo da Argentina e do Brasil
Com Natalia Christofoletti Barrenha, doutora em Multimeios pela UNICAMP. Autora do livro "A experiência do cinema de Lucrecia Martel: resíduos do tempo e sons à beira da piscina" (Alameda, 2014).

16/3- As origens do gótico tropical. Uma leitura benjaminiana de Caliwood (Caicedo, Ospina, Mayolo)
Com Marc Pierre Olivier Berdet, doutor em Sociologia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne. Concluiu na USP pesquisa de pós-doutorado intitulada "No Shopping Parque Dom Pedro: abordagem sócio-antropológica de um espaço fechado".

23/3-O cinema nas Exposições Universais, da World's Columbian Exposition de 1893 à New York World's Fair de 1939
Com Eduardo Morettin, professor de história do audiovisual na ECA/USP. É editor, junto com Irene Machado, do periódico "Significação - Revista de Cultura Audiovisual". É membro do Conselho da Cinemateca Brasileira desde 2007.

30/3- O travelling como figura de estilo na comparação entre filmes mexicanos e brasileiros voltados para a representação da violência na história (1946-2001)
Com Ismail Xavier, doutor em Letras pela USP e em Cinema Studies pela New York University. Professor emérito da ECA/USP.

Cinema e vídeo

Atlas de Imagens: Cenas de um Cinema Viajante

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 16/02/2019 a 30/03/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.