Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Encontros Sesc Memórias - Encontros sobre temas das áreas de Arquivo e Patrimônio, História e Memória. saiba mais

Preservação do Conteúdo Bra

Assim como manuscritos, livros e outros documentos compõem o patrimônio da humanidade, permitindo resgatar a memória de uma época por meio da representação do pensamento e da cultura em sociedade, da mesma forma o conteúdo digital disponível na Web registra nosso passado recente, se constitui como material para estudos futuros e possui relevância como herança cultural de uma nação.

19/2. Panorama sobre preservação do conteúdo na Web

Com Aquiles Alencar Brayner, pesquisador autônomo, atuou como curador digital da British Library (Reino Unido), possui mestrado em História da Arte e Estudos Latinoamericanos pela Rijks Universiteit, e em Ciência da Informação pela City University de Londres; e doutorado pelo King's College de Londres.

Com Carlos Eduardo Entini, sociólogo de formação e pós-graduado em Gestão de Comunicação em Mídias Digitais. Atua como supervisor do Acervo Estadão com experiência no desenvolvimento e produção de conteúdo em centros de informação. Tem escrito sobre Arquivamento Web desde 2013 e realizou, para o jornal O Estado de S. Paulo, a cobertura do encontro do IIPC (International Internet Preservation Consortium), realizado em 2015.

20/2. Preservação do conteúdo Web do Brasil

Com Luciana Grings, mestre e doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Biblioteconomia e especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2009 é Coordenadora de Serviços Bibliográficos da Fundação Biblioteca Nacional, responsável pelas áreas de Depósito Legal, Intercâmbio e processamento técnico.

Com Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos de Tecnologias Web (CEWEB) do NIC.br e do Escritório Brasileiro do W3C que realizam estudos, experimentação e publicações de tecnologias Web que garantam uma Web de todos e para todos. Tem pós-graduação pela Universidade de Genebra, pós- graduação e mestrado em Gestão e Políticas Públicas, e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

Mediação: Antonio Paulo Carretta, especialista em organização e recuperação de informação em ambientes digitais. Graduado em Biblioteconomia com mestrado em Ciência da Informação (ECA/USP), e extensão em Gestão do Conhecimento (FGV-SP). Atualmente é colaborador na Fundação Bienal.

(Foto: José Luis Cernadas Iglesias)

Ações para a Cidadania

Preservação do Conteúdo Brasileiro na Web

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 19/02/2019 a 20/02/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.