Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Rádio Livre- vizinhança, bem-vi

Abordando a memória e a experiência viva de alguns projetos de rádio livre bem como de outras formas de apropriação direta do espectro eletromagnético, o ciclo abordará o que podemos aprender e o que fica da prática de rádio livre em um mundo cada vez mais dependente da Internet e suas plataformas.
 

Programa:
Dia 14/2
Das 14h às 14h20
Provocação Inicial: Vizinhança, bem-viver e apropriação tecnológica

Com Chico Caminati (Presidente Prudente/SP)
 

Das 14h30 às 16h30
Mesa 1 - Rádio Livre e Redes de Informação em zonas urbanas e não-urbanas.
Com Beth de Oxum (Olinda/PE)
Com Bruna Zanoli (São Paulo/SP)
Com Mediação de Cassio Quitério (Campinas/SP)

Das 17h às 19h
Mesa 2 - Prática de rádio livre e experimentos de linguagem: desdobramentos na Educação e no Direito.
Com Guilherme Figueiredo (Tefé/AM)
Com Gustavo Torrezan (São Paulo/SP)
Com Mediação de Elisa Ximenes (São Paulo/SP)

Dia 15/2
Das 14h às 16h
Mesa 4 – Ondas Curtas e Rádio Digital: outras práticas de apropriação do espectro e fronteiras para o desenvolvimento tecnológico

Com Jacinta Moreira (Marechal Thaumaturgo/AC)
Com Rafael Diniz (Brasília/DF)
Com Mediação de Chico Caminati (Presidente Prudente/SP)

Das 16h30 às 18h30
Mesa – Experiências de construção de vizinhanças e de intervenção no cotidiano por meio da prática de rádio.

Com Ju Pagul (Brasília/DF)
Com Carlinhos Luz (Belém/PA)
Com mediação de Paulo José Lara (São Paulo/SP)

Com Beth de Oxum: Iyalorixá do Ylê Axé Oxum Karê e Coordenadora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada e do LABCOCO - laboratório de criação e inovação cidadã para promoção da identidade negra. É comunicadora, integra o Coletivo de Comunicação e Hiper Mídias Nordeste Livre e o Coletivo da Rádio Amnésia - FM 89,5.

Com Bruna Zanolli: é comunicadora popular e atua com tecnologias livres e interseccionalidades. Atualmente é fellow na Mozilla Foundation com foco em Redes Comunitárias, juntamente a Artigo 19 Brasil. Faz parte das vedetas.org e da Rede Transfeminista de Treinadoras de Segurança Digital.

Com Carlinhos Luz: Jornalista e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Atua no Setor de Comunicação do MST e contribui nas frentes de Rádio, Fotografia e produção de conteúdo. Formado na I Turma de Jornalismo da Terra “Luiz Gama” pela Universidade Federal do Ceará.

Com Cassio Quitério: Graduado em Jornalismo e Ciências Sociais e com especialização em divulgação científica e cultural pelo Labjor – Unicamp, Cássio Quitério trabalha no Sesc SP há 16 anos, tendo atuado principalmente nas áreas de cultura digital, cinema, literatura, meio ambiente e artes visuais. Entre 1998 e 2010, integrou diferentes projetos coletivos em Campinas e São Paulo elaborando e aplicando dinâmicas de experimentação e oficinas voltadas à apropriação tecnológica.

Com Chico Caminati: Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP, Campus Presidente Prudente. Doutor em sociologia política pela Unicamp. Pesquisa a partir da sociologia e da antropologia, questões sobre software livre, Rádio, Amazônia e apropriação tecnológica por povos tradicionais. Coordena o Laboratório de Antropologia do Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia (CEMAARQ) da FCT/UNESP, através do qual desenvolve as iniciativas: "Wede'rã LAB", na Aldeia Wede'rã, Terra Indígena Pimentel Barbosa/MT; e, "Fonias Juruá", na Reserva Extrativista do Alto do Juruá/AC.

Com Elisa Ximenes: É voluntária do Centro de Mídia Independente Brasil desde 2002, onde colabora com a manutenção do site e coberturas. Trabalhou em Pontos de Cultura com formação em Software Livre, atualmente participa da organização da CryptoRave.

Com Gustavo Torrezan: É artista, educador e pesquisador no CPF-Sesc. Doutor em poéticas visuais, mestre em educação e graduado em Artes visuais pela Unicamp. Realizou o trabalho artístico “Radio Livre” em localidades como em Contralmirante Cordeiro, na Patagônia Argentina, em São Paulo e em Careiro da Várzea, na Amazônia brasileira.

Com Guilherme Figueiredo: Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas. Possui bacharelado em Ciências Sociais Geral, Antropologia e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de antropologia da mídia, antropologia do colonialismo e antropologia e educação.

Com Jacinta Moreira: Educadora Ambiental formada na Reserva Extrativista Alto do Juruá (REAJ), no Acre, desde 2013 é pesquisadora e implementadora da Rede Fonias Juruá, que opera na mesma REAJ em Ondas Curtas e com transmissão digital de dados. Trabalhou no Ponto de Cultura da Aldeia Apiwtxa e em diversos projetos do Centro Yorenka Ãtame.

Com Ju Pagul: Artista, educadora e pesquisadora de mídias independentes.

Com Paulo José Lara: Sociólogo, cientista político e mestre em Sociologia da Cultura pela UNICAMP, especialista em divulgação científica e Cultural pelo LABJOR/UNICAMP e Doutorando em Política e Estudos Culturais pela Goldsmiths, Universidade de Londres. Trabalha como Assessor de Programa da ARTIGO19 nas áreas de direitos digitais.   

Com Rafael Diniz: Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e é mestre pela PUC-Rio. Tem experiência na área de TV e Rádio Digital (broadcasting), sistemas hipermídia e multimídia, middleware Ginga e de questões ligadas a gestão do espectro eletromagnético.

(Foto: Chico Caminati)

Ações para a Cidadania

Rádio Livre: vizinhança, bem-viver e apropriação tecnológica Seminários e Conferências

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 14/02/2019 a 15/02/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.