Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

lado oposto

O evento de 1922 foi um marco decisivo e de grande impacto  na história cultural brasileira. Contudo, como todo evento concebido como celebração, gerou uma elaboração furtiva de estratégias de esquecimento dos tempos renegados, celebrando uns e silenciando outros, incluindo os projetos diferenciados dos próprios líderes do movimento cultural paulista - marginalizados ou relegados na concepção orgânica da cultura que se instalou ulteriormente no país.

O alijamento das linguagens culturais populares, mais diversificadas e plurais, acabou ainda por deixá-las suscetíveis de serem apropriadas pela indústria cultural nascente - o que afinal, à parte raras exceções, acabou ocorrendo.  A intrínseca diversidade dos projetos estéticos, passando ao largo das culturas já existentes, em suas várias linguagens, estilhaçou-se na história cultural posterior,  passando por reciclagens, apropriações e descartes que resultaram num autêntico palimpsesto, quase irreconhecível cem anos depois. 

Recuperar registros e autores destas temporalidades tantas vezes renegadas - os "outros lados" da cultura brasileira - é o objetivo deste seminário. Juntando poéticas, eventuais projetos multimídias, publicações e números musicais, que incluam lugares de memória, monumentalizados, poetizados ou marginalizados nas lembranças coletivas dos eventos, mostrando as alterações radicais na metropolização e modernização urbana brasileiras, especialmente (mas não exclusivamente)  São Paulo; as junções espúrias entre os patrimônios materiais e imateriais; a eleição de marcos emblemáticos e  o consequente apagamento de lugares relacionados à memória de afro-descendentes, escravos, imigrantes e outros grupos.

O seminário integra o projeto 3 vezes 22, em parceria com a Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM), Institutos de Estudos Brasileiros e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Com Elias Thomé Saliba é professor titular do Departamento de História da FFLCH da USP, pesquisador 1A do CNPq e membro da International Society of Luso-Hispanic Humor Studies. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Cultural do Humor, da USP, credenciado pelo CNPQ e o site https://humorhistoria.wordpress.com. Entre suas publicações mais importantes estão os livros Raízes do Riso (3ª.ed.,Cia. das Letras,2009); As Utopias Românticas (2a.ed.,Estação Liberdade, 2007); Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários: ensaios de historia cultural do humor (Intermeios/USP, 2018) e os capítulos “A dimensão cômica da vida privada na República”, que integra o volume III da História da Vida Privada no Brasil (org. por Nicolau Sevcenko, 11a.ed., Cia. das Letras, 2014); e Cultura: as apostas na República que compõe o vol. 3, A Abertura para o Mundo, 1889-1930 da coleção História do Brasil-Nação( org por Lilia Schwarcz, 3a. ed., Objetiva, 2018)

Com Francisco Foot Hardman, é doutor em filosofia (USP, 1986), livre-docente em literatura e ciências humanas (Unicamp, 1994) e fez pós-doutorados no Collège International de Philosophie (Paris, 1989) e no Istituto di Studi Avanzati da Universidade de Bolonha (2013). É professor titular na área de Literatura e Outras Produções Culturais do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde ensina desde 1987. Entre trabalhos publicados, é autor de Trem-fantasma: a ferrovia Madeira—Mamoré e a modernidade na selva (Companhia das Letras, 2005), Nem pátria, nem patrão! Memória operária, cultura e literatura no Brasil (Unesp, 2002) e organizador de Morte e progresso: cultura brasileira como apagamento de rastros (Unesp, 2005).

Com Luciana Murari, fez sua formação acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade de São Paulo, tendo também realizado estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Atualmente, é professora da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas têm se concentrado nas áreas de história cultural e intelectual do Brasil, explorando o pensamento social e a produção literária.

Com Paula Janovitch, mestre em Antropologia (PUC/SP)  e doutora em História (USP). Autora do livro Preso por Trocadilho: a imprensa de narrativa irreverente paulistana 1900-1911( Ed. Alameda) e do roteiro  “Os segredos das passagens: percurso pelas galerias do Centro Novo, capítulo do  livro Dez Roteiros Históricos a pé em São Paulo( Narrativa Um Editora).  Escreve no blog Versão Paulo e faz roteiros  históricos pela cidade como integrante do coletivo PISA: pesquisa + cidade.

Com Elena Pajaro Peres, doutora em História pela USP. Pós-doutora em Literatura pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com pesquisa sobre os manuscritos da escritora Carolina Maria de Jesus. Foi pesquisadora visitante no African American Studies da Boston University. Autora do livro A Inexistência da Terra Firme. A Imigração Galega em São Paulo, da tese Exuberância e Invisibilidade. Populações Moventes e Cultura em São Paulo e do capítulo “Carolina Maria de Jesus. Insubordinação e Ética numa literatura feminina de diáspora”, entre outros escritos.

Com Rosane Pavam, formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Inglês e Português na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade. Atuou como redatora, resenhista, repórter, editora e coordenadora nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, Diário do Grande ABC, Valor e Gazeta Mercantil, e em revistas como Carta Capital, IstoÉ e Animal, esta de quadrinhos adultos e cultura. Traduziu contos do escritor Jack London destinados à coleção Para Gostar de Ler (Ática) e editou para a Estação Liberdade o "Relato Autobiográfico" do cineasta Akira Kurosawa. Seu mestrado, defendido em 2011 pela Faculdade de História da USP, investiga o cinema de Ugo Giorgetti. Sua tese de doutorado, de 2017, intitula-se "Retratos do Épico Cômico: Totò, De Sica e a commedia all'italiana". É autora de dois livros, "O Cineasta Historiador" (Alameda) e "O Sonho Intacto" (Imprensa Oficial).

Com Andrea Nogueira, Historiadora, mestre em Artes Visuais e doutora em Ciências da Comunicação. Atual Pesquisadora colaboradora do Departamento de História/USP e Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
Ana Luiza Martins possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Concursada como historiógrafa no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), exerceu a função de historiadora do serviço técnico e, posteriormente, de Diretora do GEI (Grupo de Estudos de Inventário e Reconhecimento do Patrimônio Cultural e Natura) da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH).

Com Ana Karicia Machado Dourado ,mestra e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área educacional com formação de professores, lecionando nos cursos de Pedagogia e História e também coordenando e realizando formações em mediação de leitura, inclusive com jovens, futuros professores, do extinto CEFAM (Centro de Formação do Magistério). Na mesma área, foi tutora em projeto desenvolvido pela SME/SP. Como pesquisadora assistente colaborou em pesquisa tematizando a história da educação em São Paulo. No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisa interdisciplinar sobre história do cinema e do teatro, privilegiando a trajetória existencial do ator Grande Otelo.

Com Thais Leão Vieira, professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2011) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em História, Linguagens e Cultura (GEPHLC/UFMT). Autora de "Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho" (São Paulo: Ed. Verona, 2014 e-book). Atualmente é editora-chefe da Revista Territórios & Fronteiras (PPGHis-UFMT).

Com Wagner Madeira, graduação, mestrado e doutorado na FFLCH USP. Sua dissertação de mestrado – “Machado de Assis: homem-lúdico. Uma leitura de Esaú e Jacó” – foi publicada em 2001 pela Annablume. A tese de doutorado – “Formas do teatro de comédia: a obra de Oduvaldo Vianna” – foi publicada em 2016 pela Fap-Unifesp. Em decorrência também do doutoramento, já havia publicado em 2008 pela Martins Fontes o volume Comédias sobre o teatro de Oduvaldo Vianna. Em 2013, concluiu pós-doutoramento em Literatura Brasileira na Unesp-Assis, a respeito da obra do escritor contemporâneo Ronaldo Correia de Brito.

Com Tania de Luca, Professora Livre-Docente do Departamento de História, Unesp/Assis. Pesquisadora Produtividade do CNPq. Desenvolve pesquisas na área de história da cultura e da imprensa. Em 2018  publicou A Ilustração (1884-1892). A circulação de imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro. SP: Unesp : Fapesp, 2018.

Com Nelson Schapochnik, É professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2001. Graduado em História pela PUC-SP (1984), obteve o seu Mestrado (1992) e Doutorado (1999) na área de História Social (FFLCH-USP). Em 2013 realizou estágio pós-doutoral na UERJ. Lecionou na Universidade Estadual de Londrina/UEL (1986-87), Universidade Estadual Paulista /UNESP campus Franca (1987-2001), foi professor visitante na Universidade de Lisboa/Portugal (2004, 2006, 2008) e na Universidad de la Republica/Uruguai (2005, 2008, 2012).

Com Leandro Antonio de Almeida, Historiador, mestre e doutor em História Social pela USP, com pesquisa sobre humor e narrativas populares nos anos 1920-1930 a partir da trajetória do escritor João de Minas. Entre agosto de 2017 e janeiro de 2019 realizou estágio de pós-doutorado sobre humor e narrativa policial no Brasil na Primeira República. É docente do curso de Licenciatura em História e do Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando na área de Ensino de História, Estágio Supervisionado e Produção de Materiais Didáticos.

Com Camila Rodrigues, Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP); mestra e  doutora  em História Social e pós doutora em História Cultural   pela mesma instituição. Já trabalhou como professora de humanidades no nível fundamental e médio e tem experiência em pesquisa na área de História, com ênfase em História Cultural e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações entre História e Literatura enfocando especialmente José Saramago; João Guimarães Rosa; Pedro Bloch; História da Infância; História e Humor.

Com Patricia Raffaini desenvolveu suas pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na área de História Social na Universidade de São Paulo. Tem como área de interesse a História da Leitura e as práticas de leitura na infância, tema de seu Doutorado, intitulado: Pequenos Poemas em Prosa. Nessa obra analisou as cartas enviadas a Monteiro Lobato por crianças e jovens leitores.  Em sua pesquisa de pós-doutorado estudou a História da literatura infanto-juvenil no Brasil dos anos 1860 a 1920. Atualmente é professora de Metodologia do Ensino de História na Faculdade de Educação, FE/USP.

Com Gabriela Pellegrino Soares, Professora Livre-Docente de História da América Independente da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do CNPq, coordenadora da equipe brasileira no projeto de cooperação internacional Transatlantic Cultures (Fapesp/Agence Nationale de la Recherche) e pesquisadora associada da Biblioteca Brasiliana (BBM-USP).

Com Regina Horta Duarte, possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1993, respectivamente). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, história e natureza, história da biologia na Primeira República, história dos animais.

Com Nelson Aprobato Filho, doutor, mestre e graduado em História pela USP. Possui pós-doutorado pela mesma instituição, tendo pesquisado a história dos animais no Rio de Janeiro a partir da obra de Machado de Assis. Foi pesquisador visitante no Departamento de História do MIT. Especialista em História das Relações entre o Ser Humano e os Animais e História das Sonoridades Urbanas. Autor, entre outras publicações, do livro Kaleidosfone. As novas Camadas Sonoras da Cidade de São Paulo – Fins do Século XIX, Início do Século XX, EDUSP-FAPESP, 2008.

Com Janes Jorge, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos). É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu e organizador da coletânea Cidades Paulistas: Estudos de História Ambiental Urbana e Pauliceia Afro: lugares, histórias e pessoas. Integra o Conselho Consultivo da Associação Nacional de História, Seção São Paulo e o GT História Ambiental da ANPUH/SP desde 2014.

Ações para a Cidadania

O Lado Oposto e os outros Lados

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 25/02/2019 a 28/02/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.