Sesc SP

Choro

Divida em duas etapas, essa oficina abordará os possíveis caminhos de interpretação e desenvolvimento da linguagem do choro na música contemporânea. No primeiro dia, a oficina será dedicada às origens do choro, com os primeiros compositores, locais, instrumentação, as primeiras composições, primeiras gravações e as características rítmicas que originaram o estilo. No segundo dia, a oficina abordará a leitura que compositores da assim chamada música erudita fizeram do choro. A partir da exposição de um panorama histórico e de características estruturais da linguagem, serão analisadas as visões de compositores de diversas épocas.

Alexandre Ribeiro
Representante do clarinete popular brasileiro, participou de concertos com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Jazz Sinfônica, sob regência de maestros como Roberto Minkzuck, León Halegua, Arnaldo Cohen, Ciro Pereira e Claudio Cruz. Como instrumentista de música popular brasileira apresentou-se ao lado de grandes nomes da MPB. Atualmente, dá aulas no Projeto Guri e integra os grupos "Bico de Lacre", "Chorando a Tempo" e "Ó do Borogodó".

Matheus Bitondi
Mestre pelo Instituto de Artes da UNESP e Bacharel em Composição pela mesma instituição, estudou com nomes como Flo Menezes, Edson Zampronha e Abel Rocha. Como compositor, teve obras executadas em importantes salas de concerto.Bitondi teve obras premiadas no Concurso Nacional de Composição "Camargo Guarnieri" (OSUSP 2005), no String Quintet Contest for Brazilian Composers (Kean University 2006/EUA) e no Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012 (Rio de Janeiro). Atuou ainda como articulista e crítico musical da Revista Eletrônica Trópico/UOL e da Folha de São Paulo, e como copista e revisor da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É professor do Curso Superior de Música (Bacharelado e Licenciatura) e professor Orientador da Pós-graduação da Faculdade Cantareira.

Local: Sala 3 do Centro de Música

Inscrições no Centro de Música do Sesc Vila Mariana.

(Foto: Divulgação)

Música

Choro: dos princípios às novas experimentações Com Alexandre Ribeiro e Matheus Bitondi (projeto Percorso Ensemble)


Essa atividade aconteceu de 30/01/2019 a 31/01/2019
no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.