Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experiências Estéticas - Apreciações de linguagens artísticas com reflexões teóricas, proporcionando diálogos entre a obra de arte e o público saiba mais

AtlaS - Atlântico Sensível- tra

Este curso tem como objetivo apresentar distintos olhares e perspectivas sobre práticas sonoras surgidas a partir do corredor atlântico formado por Portugal e Brasil, com especial foco nas cordas dedilhadas. Durante todo o período de colonização portuguesa, instrumentos como a viola de arame, o cavaquinho, o bandolim e o violão circularam amplamente sob os territórios lusófonos, adquirindo cores locais, moldando técnicas, saberes partilhados e definindo trajetórias musicais. O curso procura apresentar diferentes cosmovisões e sensibilidades musicais através destas trocas atlânticas.

Com Susana Sardo, etnomusicóloga, professora associada da Universidade de Aveiro e professora visitante da catedra Cunha Rivara na Universidade de Goa.

Com Jorge Castro Ribeiro,  etnomusicológo, professor e investigador do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro.
Pedro Aragão é músico, professor da UERJ e pesquisador da Universidade de Aveiro.

Com Ivan Vilela, músico, professor da ECA/USP e pesquisador da Universidade de Aveiro.

(Arte: Amalia, Wikimedia Commons)

Música

AtlaS - Atlântico Sensível: trânsitos musicais no corredor Portugal - Brasil

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 29/04/2019 a 30/04/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.