Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Perspectivas - Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura, em encontros independentes (Foto: SXC) saiba mais

Imaginac%CC%A7o%CC%83es%20do%20Brasil-%20entre%20a%.jpg

Desde a chegada de Cabral em solo brasileiro, o Brasil vem sendo interpretado e representado em textos de diversos autores pertencentes a diferentes áreas do saber, como a filosofia, a história, a pedagogia e a literatura.

Além de ter sido imaginado como uma espécie de “terra prometida” ou de “paraíso terrestre”, pelos primeiros navegantes portugueses aqui chegados, e como o “país do futuro”, pelo literato Stefan Zweig, o Brasil recebeu vários outros predicados ao longo da história.

Nesse sentido, o objetivo deste ciclo é apresentar algumas dessas “visões”, ou interpretações, sobre o Brasil, explorando-as em obras e autores que vão do século XVI ao XX, como Pero Magalhães de Gândavo, Pedro de Rates Henequim, Francisco Adolfo de Varnhagen, Oswald de Andrade e Paulo Freire.

Com Sheila Hue, pesquisadora professora do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou, entre outras, as edições comentadas "Primeira História do Brasil" (Zahar, 2004), de Pero Magalhães de Gândavo, e "Primeiras cartas do Brasil" (Zahar, 2006), além de artigos em periódicos e livros. Foi coordenadora do Núcleo Manuscritos e Autógrafos do Real Gabinete Português de Leitura e é membro da equipe brasileira para a edição crítica de "Os Lusíadas".

Com João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada da UERJ. Autor de 11 livros e organizador de mais de 20 títulos, entre eles, “Antropofagia Hoje? Oswald de Andrade em cena” (É Realizações, 2011). Recebeu o Prêmio Mário de Andrade (Biblioteca Nacional, 1998) e o Prêmio de Crítica Literária (ABL, 2014).

Com Marcelo Barbosa da Silva, advogado e ensaísta, pós-doutor em Literatura Comparada pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), autor, entre outros títulos, de "A Nação se Concebe por Ciência e Arte: três momentos da Interpretação do Brasil no Século XIX" (Revan).

Com Thiago Maerki, doutor e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp, com período colaborativo de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal). Membro do Centro de Estudos de Literatura, Teorias do Fenômeno Religioso e Artes (CELTA/Unicamp) e da Hagiography Society (EUA).

Com Marcelo Lachat, professor adjunto do Departamento de Letras da Unifesp. Mestre e doutor em Literatura Portuguesa pela USP. Entre suas publicações, destaca-se o livro "Saudades de Lídia e Armido, poema atribuído a Bernardo Vieira Ravasco: estudo e edição" (Alameda, 2018).

(Ilustração: Mapa Terra Lopo Homen)

Literatura

Imaginações do Brasil: entre a terra prometida e o país do futuro

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 29/04/2019 a 30/04/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.