Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Perspectivas - Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura, em encontros independentes (Foto: SXC) saiba mais

Matrizes%20do%20Pensamento%20Contempora%CC%82neo-%2.jpg

Temas e autores relevantes para a construção do pensamento contemporâneo nas diferentes linhagens. De onde vem cada pensamento? Com quem eles dialogam atualmente? O que esses temas e autores projetam para o mundo em que vivemos?

8/5 - Nise da Silveira e a Crítica Psicanalítica
15/5 - Gilda de Mello e Souza: da Sociologia à Estética
22/5 - A função do luto na filosofia política de Judith Butler
29/5 - Agostinho e a filosofia do século XX
5/6 - A democracia é possível?, aspectos gerais da filosofia política de Achille Mbembe
12/6 - Foucault, a subjetividade e as heterotopias

Com Christian Dunker, psicanalista, professor Titular do Instituto de Psicologia da USP junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Publicou, entre outros, "Reinvenção da Intimidade" (Ubu, 2017).

Com Walnice Nogueira Galvão, professora Emérita da FFLCH-USP. Cerca de 50 livros publicados, sobre Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, crítica literária e cultural. Ampla experiência como docente em universidades estrangeiras. Colaboradora assídua de jornais e revistas

Com Carla Rodrigues, professora de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler. É autora, entre outros, de "Coreografias do feminino" (Editora Mulheres, 2009), e organizadora de "Problema de gênero", antologia de ensaios brasileiros (Funarte/2016).

Com Lorenzo Mammì, professor livre docente na área de filosofia medieval na FFLCH/USP. Escreve também sobre arte e música.

Com Renato Noguera, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro).

Com Margareth Rago, professora do Departamento de História do IFCH da Unicamp. Publicou, entre outros, “Foucault, o Anarquismo e a História” (Achiamé, 2004); com A. Veiga Neto e L. Orlandi (Orgs), “Figuras de Foucault” (Autêntica, 2006) e “Foucault e as insurreições. É inútil revoltar-se?” (Editora Intermeios, 2017).

(Foto: Divulgação)
 

Ações para a Cidadania

Matrizes do Pensamento Contemporâneo: Arte, Subjetividade e Política

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu de 08/05/2019 a 12/06/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.