Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Tupinamb%C3%A1-%20Cosmologia%2C%20Mem%C3%B3ria%2C%2.jpg

Programação associada ao seminário Memória como Direito, saiba mais:

Nesta roda de conversa será abordada a cosmologia e as memórias do Povo Tupinambá, em um contexto de resistência secular a genocídios, etnocídios e constantes violações de seus direitos. A chamada "Confederação dos Tamoios" (1554-1567) foi tão violenta que levou muitos a considera-los como extintos. No entanto, sempre existiram formas de (re)existências, o que se revela, por exemplo, quando este Povo retoma a luta pelo ancestral direito à terra, o que vem acontecendo também, com Povos como  Murá, Guató e Charrua.

Com: Casé Angatu Tupinambá Xukuru. Indígena, morador no território Tupinambá em Olivença (Ilheus, Bahia) na Aldeia Gwarini Taba Atã. Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Doutor pela FAU/USP, mestre pela PUCSP e historiador pela Unesp. Docente na Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia - PPGER/UFSB.
 


A conversa acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Ações para a Cidadania

Tupinambá: Cosmologia, Memória, Patrimônio de um Povo que Alguns Diziam Dizimado

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu em 15/06/2019 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.