Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

07.2019%20-%20Acoes%20para%20a%20Cidadania%20-%20O%.jpg

Pelo que sabemos, apenas o espírito ou a consciência é capaz de fazê-lo. Logo, pode-se perguntar: é o tempo uma atividade somente espiritual, ou subsiste fisicamente por si mesmo?

Essas e muitas outras interrogações, nascidas na antiguidade e que ainda hoje permanecem, são o assunto deste encontro, no qual se apresentam as noções de vários filósofos que, de uma maneira ou de outra, procuraram apreendê-lo. 

Será um tempo dedicado a ele próprio e a nós todos que, sem ele, nada somos. E ele, sem nós, parece ser nada. Ao fim da sessão, é provável que continuemos com a mesma constatação inicial de Agostinho de Hipona: "O que é o tempo, afinal? Se ninguém me pergunta, eu sei; mas se me perguntam, e quero explicar, já não sei mais" (Confissões, XI, 14). Mas a dúvida, desde que racional e nunca radical, é sempre saudável na busca do conhecimento.

Com Newton Cunha, ex-assessor do Sesc de São Paulo, formado em jornalismo e filosofia, autor de: Cultura e Ação Cultural (Edições Sesc, 2008); Fundamentos Filosóficos do Naturalismo em O Naturalismo (Ed. Perspectiva, 2010), entre outros. 

Ações para a Cidadania

O Tempo para a Filosofia Se o tempo é perceptível e mensurável, quem ou o que pode distingui-lo e contar?


Essa atividade aconteceu em 12/07/2019 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.