Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Gestão Cultural - Qualificação para a gestão no campo da cultura e das artes saiba mais

00 RELACOES BRASIL-CHILE Portal Walter Cruz

Os diálogos culturais do Brasil com o Chile, em meados do século XIX até os nossos dias, têm desenhado um arco de aproximações que no contexto globalizado e transnacional da atualidade, requerem revisões e releituras. O simpósio projetado para acontecer em dois momentos: um em 2019, sediado em São Paulo e outro, em 2020, sediado em Santiago do Chile, pretende dar a oportunidade de retomar algumas dessas pontes e adentrar em novas possibilidades.

A iniciativa nesta primeira etapa é fruto da parceria entre a Universidade de São Paulo, a Universidad de Chile e o Sesc São Paulo, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação.

Programação
Dia 19/09
Mesa 1 - 14h-16h30 | Ciências Sociais: Os anos CEPAL-FLACSO no Chile dos sessenta

Com Maria Hermínia Tavares - professora titular aposentada  do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais.

Rodrigo Baño - Licenciado em Ciências Jurídicas e Sociais.  Advogado licenciado em Sociologia pela Universidade de Chile.

Fernando Henrique Cardoso - Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002). É membro da Academia Brasileira de Letras (RJ).

Moderador: André Singer - professor titular do Departamento de Ciência Política. Autor de “Os sentidos do lulismo” (Cia. das Letras, 2012), entre outros.

Mesa 2 - 16h30 - 19h | História cultural e política

Com Alberto Aggio - doutor em História pela FFLCH-USP. Professor Titular de História da América pela UNESP. Publicou “Um lugar no mundo – estudos de história política latino-americana (2015)”, entre outros.

Paula Miranda - professora associada da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Chile. É mestre e doutora em Literatura, com especialidade em poesia chilena.

Ana Pizarro - professora e pesquisadora da Universidade de Santiago do Chile e doutora em letras pela Universidade de Paris.

Moderadora: Gabriela Pellegrino Soares - Livre-Docente de História da América Independente da USP. Coordenadora da equipe brasileira do Transatlantic Cultures (Fapesp/Agence Nationale de la Recherche).

19h30 | Exibição do filme “Romance policial” (2015), do cineasta Jorge Durán

20/08
Mesa 3 (14h30-17h) | Cinema: Jorge Durán

Com Edgar Doll – doutor em comunicação social pela Faculdade de Jornalismo e Comunicação da Universidade Nacional de La Plata (Buenos Aires, Argentina).

Ignacio del Valle - professor de cinema latino-americano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor em Cinema pela Universidade Toulouse 2 Le Mirail.

Jorge Durán - diretor, roteirista e produtor de cinema. Seus filmes e roteiros têm recebido prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre os quais, “Romance Policial”(2016) co-produção com Chile.

Moderador: Jaime Ginzburg - é professor associado 2 da USP. Atualmente coordena o Grupo de pesquisa Literatura e cinema no Brasil contemporâneo.

Mesa 4 (17h30-19h) | Literatura e Crítica Literária: Diálogos

Com Luis Alberto Brandão - escritor, professor da Faculdade de Letras da UFMG e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros livros, Teorias do Espaço Literário.

Grinor Rojo - doutor em Filosofia pela Universidade de Iowa (EUA). Professor universitário, ensaísta, crítico cultural e literário, lecionou nas Universidades do Chile e Austral do Chile.

Alejandra Bottinelli - coordenadora da área de Literatura Latino-Americana e Chilena do Departamento de Literatura da Universidade do Chile.

Matías Rebolledo - professor de Teoria Literária na Universidade do Chile, doutor em Literatura Chilena e Hispano-Americana pela mesma universidade.

Moderadora: Laura Janina Hosiasson - professora da disciplina de Literatura Hispano-americana na Universidade de São Paulo. Mestre pela Universidad de Chile e doutora pela USP.

(Arte: Walter Cruz)

Gestão Cultural

Relações Brasil-Chile: cultura e política

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 19/08/2019 a 20/08/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.