Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Contextos - Atividades relacionadas ao campo da cultura, política pública, diversidade, identidade, economia da cultura e economia criativa. saiba mais

Roger%20Chartier-%20A%20escrita%2C%20o%20livro%2C%2.jpg

Como parte da programação do mês de setembro e outubro de 2019, propomos o curso livre de título "A escrita, o livro, a literatura". O presente curso, composto de cinco seminários, se propõe a analisar a história de longa duração e os desafios do presente. Analisa a dupla natureza do livro, material e discursiva que oferece sólido ponto de apoio para vários trabalhos de pesquisa. Serão abordadas a história do livro, a história dos textos e a história da cultura escrita. Refletir sobre os modos de atribuição dos textos ou sobre a dupla natureza do livro é aproximar-se de uma terceira questão que o historiador não enuncia sem apreensão: a das relações entre a história do escrito e a literatura. O curso será ministrado por Roger Chartier, autor de "A história ou a leitura do tempo", ensaio que reflete sobre as interrogações que permeiam, hoje em dia, a escritura da história.

Com Roger Chartier, professor do  Collège de France, em Paris,  e  professor visitante na Universidade da Pensilvânia. Seu trabalho segue a tradição da escola dos Annales, tendo se dedicado especialmente à história do livro e da leitura. É especialista em história das práticas culturais.

(Foto: Renata Teixeira)

Ações para a Cidadania

Roger Chartier: A escrita, o livro, a literatura

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu de 30/09/2019 a 04/10/2019
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.