Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experiências Estéticas - Apreciações de linguagens artísticas com reflexões teóricas, proporcionando diálogos entre a obra de arte e o público saiba mais

Das Rezas aos Sambas e Carurus da Bah

Mestras sambadeiras e sambadores de Acupe / BA trazem ao público de forma descontraída um pouco do universo das rezas, sambas e as festividades dos Carurus, ponto alto que remonta as mais antigas memórias das comunidades do Recôncavo Baiano.

Nesse bate papo cantado os brincantes apresentam, a partir dos saberes da cultura popular: cotidiano, música, danças, poesias, comida e sobretudo, a fusão viva e dinâmica entre as heranças afro brasileiras e o culto doméstico aos santos católicos.

A Esmola Cantada é um movimento popular de resistência e fé do povo negro, que busca recursos entre os devotos do povoado para alcançar a realização da festa dedicada aos Santos cultuados, no caso São Cosme Damião.

A proposta desse encontro é de iniciativa da Casa Mestre Ananias que há 13 anos realiza o Caruru, no bairro da Bela Vista, em devoção a São Cosme Damião.

Com os mestres e mestras: D. Zilda, D. Joanice, Elcinho, Elói e a rezadeira D. Rosália.
Mediador: Rodrigo Bruno Lima (Minhoca), capoeira, gestor e fundador do Ponto de Cultura que leva o nome de seu Mestre, a Casa Mestre Ananias.

(Foto: Sergio Pedreira)

Música

Das Rezas aos Sambas e Carurus da Bahia

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu em 25/09/2019 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.