Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bienal Sesc de Dança 2019 - Um panorama diversificado da produção artística em dança contemporânea. saiba mais

BienalDanca imagens-04 op1

Estela Lapponi
Direção: Estela Lapponi. Brasil, SP. 25 minutos. 12 anos.
 

O curta-metragem profanAÇÃO, obra experimental da performer e videoartista Estela Lapponi, tem como objeto corpos com deficiências. O filme profana esses corpos de forma onírica, contemplativa e ritualística buscando ir além de suas condições físicas para transformar o status quo da normatividade vigente e fazer com que suas humanidades sejam vistas.

Na trama, cinco artistas (uma pessoa surda, duas pessoas com baixa visão, uma pessoa cadeirante e outra claudicante) se deparam com perguntas que revelam o imaginário em torno de seus corpos. Juntos, eles realizam um ritual de respostas poéticas e artísticas que vão além daquilo que se deseja “ouvir”.

Durante o processo criativo, Lapponi, realizou uma chamada pública com o mote “tudo aquilo que você sempre quis perguntar para uma pessoa com deficiência, mas nunca teve coragem" para que as pessoas enviassem as perguntas utilizadas no filme. A ideia era estabelecer uma relação com o público desde os bastidores.

A obra considera que o pensamento ocidental é abissal e criador de uma linha que separa os corpos visíveis dos corpos invisíveis, como sugerido pelo pesquisador Boaventura Sousa Santos. Com o intuito de propiciar uma experiência estética de coexistência entre eles, na qual estejam em situação de equidade na apreciação de uma obra, o curta integra como parte de sua linguagem os recursos de acessibilidade comunicacional (audiodescrição, legenda em português e Libras).
 

Dança

profanAÇÃO

Classificação etária: Acima de 12 anos

Essa atividade aconteceu em 22/09/2019 no Sesc Campinas.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.