Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

39

Sobre pontes perspectivas e protagonismos: O PerifaCon é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral, que cresceram nas periferias de São Paulo. Encabeçada por produtores negros, essa circulação traz para o Centro de São Paulo - mais especificamente para o Sesc 24 de Maio - um panorama dessa produção de cultura pop muitas vezes marginalizada e silenciada pelo mercado ou outras iniciativas menos inclusivas.

Nessa atividade os participantes aprenderão como as histórias em quadrinhos têm grande influência quanto a introdução de periféricos ao mundo nerd e a partir disso propôs-se trazer quadrinistas que desenvolveram suas HQ's onde o enredo é seu próprio território. O que mais vemos é a produção de quadrinhos em grandes cidades dos Estados Unidos. Mas pode existir uma história que se passe no caminho para a faculdade, ou trabalho. O que abre espaço para o extraordinário e o cotidiano se juntarem em lugares que ninguém esperaria, nas periferias de qualquer lugar, seja da periferia das galáxias, do mundo, ou da cidade que residimos.

A primeira edição do PerifaCon aconteceu na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Organização Social Poiesis no dia 24 de março de 2019 e atingiu um público de mais de 4 mil pessoas, superando todas as expectativas. O evento tem como objetivo levar para a periferia esse universo que historicamente é negligenciado nessa temática.  O projeto surgiu a partir da vontade coletiva de poder frequentar as grandes convenções nerds que compõe o calendário geek da cidade e que os membros do grupo nunca conseguiram ter acesso pelo alto custo dos ingressos e pelo alto custo da mobilidade urbana.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) - 4º andar
Distribuição de ingressos no local, 30 min antes da atividade.

Grátis
(Foto: Divulgação)

Tecnologias e Artes

Circulação Perifacon: Narrativas Territoriais nas HQs com Diego (Kauira Dorme), Marilia Marz e Alexandre de Maio. Mediação de Gabrielly Oliveira (Perifaco


Essa atividade aconteceu em 19/10/2019 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.