
Sobre pontes perspectivas e protagonismos: o PerifaCon é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral, que cresceram nas periferias de São Paulo. Encabeçada por produtores negros, essa circulação traz para o Centro de São Paulo - mais especificamente para o Sesc 24 de Maio - um panorama dessa produção de cultura pop muitas vezes marginalizada e silenciada pelo mercado ou outras iniciativas menos inclusivas.
Nessa conversa falaremos sobre como o rap tem um papel importante na periferia na auto afirmação do indivíduo periférico quando conta sua história em primeira pessoa, porém mais do que apresentar a possibilidade de disputa narrativa, o rap tem um papel de transformação dentro do cenário geek e nerd, seja nas letras que citam os heróis das HQ's, seja nos elementos presentes nos clipes, seja na história do rap sendo contada através de HQ's ou trilha sonora dos filmes e séries, o rap sempre esteve presente nesse universo.
A primeira edição do PerifaCon aconteceu na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Organização Social Poiesis no dia 24 de março de 2019 e atingiu um público de mais de 4 mil pessoas, superando todas as expectativas. O evento tem como objetivo levar para a periferia esse universo que historicamente é negligenciado nessa temática. O projeto surgiu a partir da vontade coletiva de poder frequentar as grandes convenções nerds que compõe o calendário geek da cidade e que os membros do grupo nunca conseguiram ter acesso pelo alto custo dos ingressos e pelo alto custo da mobilidade urbana.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) - 4º andar
Distribuição de ingressos no local, 30 min antes da atividade.
Grátis
(Foto: Divulgação)