Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

50

Tornadas singulares pelas mãos de artistas muitas vezes desconhecidos, as tecnologias negras são processos de ofícios e práticas surpreendentes. Estas tecnologias são resultado da criatividade e da inovação e buscam contornar desde a falta de recursos econômicos, até obstáculos impostos pela estrutura de nossa sociedade. Assim sendo, este curso, dirigido a estudantes, artistas e ao público não especializado, propõe a construção colaborativa de um manual de tecnologias negras utilizadas por uma série de artistas afrodescendentes ao longo das últimas décadas.

Ao refletirmos sobre as escolhas de artistas como Aleijadinho, o pintor Estevão Silva, os escultores Agnaldo dos Santos e José Adário, até o uso de procedimentos digitais presentes nos trabalhos da artista Rosana Paulino, espera-se dar maior visibilidade às inúmeras soluções originais e suas diferentes modalidades de tecnologia como a artesanal, a mecânica, além, claro, a digital. Deste modo, o manual resultará em uma ferramenta de reflexão sobre a permanência de saberes constituintes de nossa herança de matriz africana.

André Pitol é pesquisador em práticas artísticas e curatoriais. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Universidade de São Paulo, onde concluiu mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte (2016) e bacharelado em Artes Plásticas com habilitação em Gravura (2013). Tem experiência com história da arte, fotografia e projetos gráficos para publicações. Em 2018 participou do projeto Consultas Curatoriais (Pivô) e do Programa Público MASP Professores - Histórias Afro-Atlânticas. Atualmente no doutorado investiga propostas de curadoria digital em práticas artísticas em rede. É membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD), na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Tiago Gualberto é mestre em Artes Visuais e bacharel em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisador de conteúdos no Museu Afro Brasil entre 2015 e 2017. Sua recente pesquisa artística investiga a produção de instalações e objetos interativos, vídeos digitais e performances aliadas a técnicas tradicionais das artes plásticas. Entre os prêmios recebidos, foi finalista Mundial do Concurso de Criação de Padronagem para produção de Furoshiki (tecido de embrulho tradicional japonês) promovido pela Fundação Japão/Tóquio e Ministério das Relações Exteriores do Japão, em 2009; artista residente no Tamarind Institute, integrado a New Mexico University durante o programa Afro: Black Identity in America and Brazil , em 2012. Neste mesmo ano se destacou como finalista da categoria Artes Visuais do Programa Nascente, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão USP e, em 2015, ganhou a Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros - MinC, o maior prêmio destinado a artistas afro-brasileiros.

Local: Oficinas 2 - 6º andar
Classificação indicativa: A partir de 14 anos

Inscrições na Central de Atendimento dia 1/10 (terça, das 13h às 20h30) para a categoria Credencial Plena e dia 4/10 (sexta, 13h às 20h30) na categoria Credencial Atividade. Vagas remanescentes a partir de 5/10 até o início da aula.
*Importante: é necessário que o interessado possua CREDENCIAL ATIVIDADE para efetuar sua inscrição. Caso já tenha feito uma credencial atividade em outro Sesc, ela pode ser utilizada nessa inscrição. Se o interessado não possui a credencial atividade, basta se dirigir à Central de Atendimento no Sesc mais próximo de sua casa portando documento com foto para fazer seu cartão. O credenciamento prévio não significa garantia de inscrição e ainda que o interessado não consiga efetivá-la na prática, a credencial poderá ser utilizada em outras programações de qualquer Unidade.

(Foto: Tiago Gualberto)

Tecnologias e Artes

How to Black: Procedimentos tecnológicos em experiências artísticas com Tiago Gualberto e André Pitol


Essa atividade aconteceu de 10/10/2019 a 12/12/2019
no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.