Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras - Cursos, oficinas e bate-papos que valorizam o protagonismo da pessoa negra e sua relação com as artes visuais e as tecnologias saiba mais

tecnologias-negras

A participação efetiva da população afrodescendente em programas de financiamento cultural, seja governamentais ou privados, é uma antiga reivindicação da comunidade negra. A luta por esta presença nas agendas culturais envolve desde a criação de acessos aos recursos quanto o reconhecimento da importância destas manifestações pelas instituições fomentadoras. Deste modo, um dos passos fundamentais para garantir esta participação no cenário artístico brasileiro inclui a democratização de ferramentas e o compartilhamento de conhecimentos necessários para a redação de projetos. 

Logo, o objetivo deste curso é apresentar estratégias de aperfeiçoamento da redação de projetos culturais em Artes Visuais com enfoque nas demandas específicas do protagonismo negro. Este curso pretende potencializar a pluralidade e a criatividade dos participantes através do uso de referências bibliográficas, modelos de projetos artísticos e da troca de experiências.

Inscrição através de convocatória no link: http://bit.ly/realizadoresnegrosnosesc24M. Os interessados poderão se inscrever até dia 08/10 e os aprovados serão avisados por e-mail - até dia 12/10 - e deverão fazer sua inscrição na Central de Atendimento da unidade 24 de Maio antes do início do curso.

Não há necessidade de formação, conhecimentos específicos ou experiência prévia.

Tiago Gualberto é mestre em Artes Visuais e bacharel em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisador de conteúdos no Museu Afro Brasil entre 2015 e 2017. Sua recente pesquisa artística investiga a produção de instalações e objetos interativos, vídeos digitais e performances aliadas a técnicas tradicionais das artes plásticas. Entre os prêmios recebidos, foi finalista Mundial do Concurso de Criação de Padronagem para produção de Furoshiki (tecido de embrulho tradicional japonês) promovido pela Fundação Japão/Tóquio e Ministério das Relações Exteriores do Japão, em 2009; artista residente no Tamarind Institute, integrado a New Mexico University durante o programa Afro: Black Identity in America and Brazil, em 2012. Neste mesmo ano se destacou como finalista da categoria Artes Visuais do Programa Nascente, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão USP e, em 2015, ganhou a Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros - MinC, o maior prêmio destinado a artistas afro-brasileiros.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) - 4º andar
Classificação indicativa: A partir de 18 anos
Grátis

(Foto: Tiago Gualberto)

Tecnologias e Artes

Projetos Culturais em Artes Visuais para Artistas e Realizadores Negros com Tiago Gualberto

Classificação etária: Acima de 18 anos

Essa atividade aconteceu de 19/10/2019 a 23/11/2019
no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.