Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Em Debate: Sem Pudores: corpo, sexualidade e erotismo - O olhar para o erótico e seus desdobramentos. saiba mais

Maria Erotica Grafipar

Dos catecismos dos anos 1960 até o gibi de menininha, com sexo e terror de 2018, o jornalista e pesquisador Gonçalo Junior e a quadrinista Germana Viana conversam sobre a variedade das produções de quadrinhos com temas eróticos durante a ditadura militar e na atualidade.
Linha fina: produção de quadrinhos de temática erótica no Brasil

O Brasil possui uma variedade de publicações ligadas à quadrinhos eróticos, em sua maioria direcionados à um público masculino adulto heterossexual, e com grande produção popularizada durante os anos 1960. Atualmente, com a ampliação do acesso à produção, veiculação e distribuição de trabalhos autorais, nota-se a amplificação de temas, protagonismo e estilos gráficos nas HQs eróticas. Os convidados irão abordar quais foram as mudanças neste período e quais os impactos de representatividade e resistência que os quadrinhos eróticos brasileiros apresentam.

Com Germana Viana, quadrinista e ilustradora formada em Artes Plásticas pelo IA/UNESP. Atua também com letreiramento, design de páginas e ilustrações para revistas adolescentes, livros infantis e didáticos,

Com Gonçalo Júnior, jornalista, escritor e pesquisador. Autor, entre outros, da biografia "Alceu Penna e as Garotas do Brasil", premiada no Prêmio Jabuti de Literatura. Atua em diversos jornais.

Artes Visuais

Da Maria Erótica às Mari@s sem vergonha: Quadrinhos e erotismo no Brasil

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu em 14/12/2019 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.