Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Pesquisa em Foco - Apresentação de bases de dados, estudos, mapeamentos e investigações relacionadas ao campo da cultura. saiba mais

Violão velho, Choro novo- processos

Derivada da Tese de Doutorado defendida na USP em 2018, palestra destaca a obra de José Augusto Roberto da Silva, compositor que desenvolveu um estilo de escrita bastante intuitivo e orientado pela sua prática enquanto violonista de Choro, mas que possui uma sonoridade diferente daquela dos compositores chorões do final do séc. XIX e do séc. XX, conhecido com Zé Barbeiro.

Como principais conclusões, a pesquisa constata que o Choro tem exercido múltiplas funcionalidades as quais legitimam o seu enquadramento enquanto manifestação cultural, e comprova que a expansão evidenciada na obra de Zé Barbeiro tem o seu germe na atuação composicional e interpretativa de seus antecessores.

Com Cibele Palopoli, flautista, professora e pesquisadora é mestre em Artes em Música pela USP.Foi bolsista FAPESP e do Grupo Santander e realizou parte do Mestrado no King's College London. Leciona na Unisantos desde 2016.

(Foto: Acervo Pessoal)

Gestão Cultural

Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu em 12/12/2019 no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.