Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Perspectivas - Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura, em encontros independentes (Foto: SXC) saiba mais

Quatro Críticos na Periferia do Cap

A crítica é fundamental para compreender o pensamento social brasileiro no século XX, quando interagiu profundamente com as transformações pelas quais o país passou. As décadas de 1950 a 1970, centrais no processo de modernização capitalista do Brasil, são extremamente fecundas em formulações intelectuais que se espraiam pelos mais variados campos: literatura, ciências sociais, artes plásticas, cinema, teatro, economia, arquitetura etc.

Assim sendo, a proposta do curso é apresentar algumas discussões desse período através da obra dos críticos Mário Pedrosa, Paulo Emílio Sales Gomes, Ferreira Gullar e Roberto Schwarz.

Com Tiago Ferro, editor e escritor, é um dos idealizadores da revista de ensaios Peixe-elétrico. Colabora regularmente com textos sobre cultura para veículos como revista piauí, Cult, 451, Blog do IMS e Suplemento Pernambuco. Atualmente pesquisa a obra do crítico literário Roberto Schwarz no programa de doutorado do departamento de história da USP.

Com Victor Vigneron, Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, atua como professor na rede de ensino fundamental. Atualmente desenvolve seu doutorado em História Social pela mesma universidade, com pesquisa sobre a obra do crítico de cinema Paulo Emílio Sales Gomes.

Com Lorenzo Tozzi Evola, Mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo, pesquisa o período do golpe civil-militar de 1964 nos campos das artes e da cultura, com foco na publicação do livro Cultura posta em questão, de Ferreira Gullar

Com Franscisco Alambert, Doutor em História Social pela USP, onde é professor no Departamento de História. Foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístic.

(Arte: Letters and comb (1962). Lourdes Castro. Foto: Pedro Ribeiro Simões)

Ações para a Cidadania

Quatro Críticos na Periferia do Capitalismo

Classificação etária: Acima de 16 anos

Essa atividade aconteceu de 29/01/2020 a 19/02/2020
no Sesc Centro de Pesquisa e Formação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.