Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ensino de Música para Educadores - Diferentes pontos de vista sobre o Ensino de Música e o contato com a linguagem musical e o aprendizado de jogos e exercícios saiba mais

Oficina-Musicante-de-Educacao-Musical Com-Carlos-Ka
A oficina compreenderá uma parte teórica, abordando temas e assuntos de relevância em vista de uma Educação Musical Brasileira no séc. XXI e uma parte prática, tendo como ênfase atividades musicais lúdicas, expressivas e criativas.

O fio condutor que permeia o conjunto dos assuntos e atividades tratados funda-se no conceito “Musicante”, segundo o qual a música é simultaneamente ou alternadamente meio e fim, em mobilidade dinâmica durante o desenvolvimento do processo formador (processo interativo e integrador, envolvendo prazer lúcido, qualidade de presença, construção de conhecimento e transformação de comportamento).

Em meio às atividades lúdico-musicais propostas, serão enfatizadas algumas das questões centrais relativas ao papel do educador/a musical na realidade brasileira contemporânea.

Com Carlos Kater, educador, musicólogo e compositor. Doutor pela Universidade de Paris IV – Sorbonne e professor titular pela Escola de Música da UFMG. Criou e editou na década de 90 duas importantes revistas: Cadernos de Estudo: Análise Musical e Cadernos de Estudo: Educação Musical (ambas pela Atravez, em São Paulo), que se tornaram referencias na vida acadêmica brasileira. É autor de muitos textos publicados dirigidos à música, à criação e à educação musical, nas mais representativas revistas brasileiras, além de livros (Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade, Musicantes e o Boi brasileiro..., Eunice Katunda, musicista brasileira, Erumavez... uma pessoa que ouvia muito bem!, etc.). Seu trabalho de criação musical inclui composições apresentadas em festivais e encontros de música no Brasil e exterior. Foi consultor da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e um dos criadores e coordenadores do projeto “Música na Escola”, pioneiro no Brasil, que implantou com sucesso educação musical nas escolas da rede pública do estado de Minas Gerais junto a mais de 4.000 professores e 125.000 alunos. Atua como consultor Ad Hoc junto a reconhecidas instituições do país, é membro da Diretoria da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação em Música da ECA/USP e realiza regularmente conferências e oficinas dirigidas à Formação Musical Inventiva com foco no desenvolvimento humano.

Atividade sequencial.

30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento, a partir de 23/9.

Sala A, 4º andar - Torre A

(Foto: Divulgação) 
Música

Por uma Educação Musical Musicante Com Carlos Kater

Classificação etária: Acima de 13 anos
Essa atividade aconteceu de 14/10/2014 a 28/10/2014
no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.