Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ciclope - Apresentações e cursos orientados por artistas que utilizam as máquinas de imagem como parte fundamental de suas poéticas saiba mais

A atividade, ministrada pelo artista belga Thomas Israël, tem como conteúdo a materialidade da imagem projetada. O objetivo desse curso é apresentar aos participantes uma utilização lúdica, múltipla e criativa da projeção de vídeo com finalidade artística. Liberando a imagem da tela, abrimos um espectro imenso de possilibidades criativas para dar vida à matéria, volume, textura e corpo à imagem em movimento. 

Confira a programação: 

* Dias 1 e 2:
Os participantes se apresentam. Apresentação do trabalho de Thomas Israel relacionado à oficina. Introdução da tecnologia básica: projetores de vídeo e soluções de programas. Testes básicos de projeções em objetos e espaços para desviar a utilisação clássica do projetor de vídeo.  Em equipes, os participantes desenvolvem modelos e maquetes simples de obras artísticas.
 
* Dia 3:
Outros exemplos de projeção criativa sem o uso de telas, por outros artistas.  Introdução a video mapping básico com máscaras fixas. Teste de novos materiais e superficies de projeção. Testes básicos de video mapping e desenvolvimento de maquetes de novos projetos em equipes. 
 
* Dia 4: 
Introdução ao video mapping interativo - teoria e prática. Testes e soluções de programas. Projeto de uma obra em equipes utilizando uma ou algumas das tecnologias abordadas nos dias anteriores. Discussão das possibilidades de realização da obra, suas técnicas e eventuais adaptações. 
 
* Dia 5:
Desenvolvimento das obras concebidas e introdução a novas técnicas, programas e hardwares relacionados as necessidades e práticas dos participantes. 
 
* Dia 6:
Apresentação e discussão sobre as obras desenvolvidas. Considerações sobre possíveis caminhos a seguir. 


Thomas Israël, artista belga baseado em Bruxelas, propõe obras imersivas e interativas em vídeo-instalações, esculturas e performances. A imagem nas obras de Thomas Israël chamam para o toque; são táteis. O ar tista se interessa pela atualização da imagem imaterial num contato direto com o espectador, seja através de interfaces interativas, por projeções em superfícies orgânicas (como suas projeções em cavernas) ou por meio da presença física de um corpo que atua e serve como mediador entre imagem e espectador. Começou sua carreira em teatro, de forma que sua abordagem atípica em relação à ar te digital gira em torno de temas do corpo, tempo e o subconsciente. Seus trabalhos foram exibidos no MOMA em Nova Iorque, na Society for Ar ts and Technology em Montreal, Musée des Abattoirs em Toulouse e em vários festivais, galerias e museus internacionais desde 2005.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. 


Teatro


(Foto: Thomas Israël) 

 
Tecnologias e Artes

A Imagem Fora da Tela: Videomapping em Objeto, Espaço e Corpo

Classificação etária: Acima de 16 anos
Essa atividade aconteceu de 05/07/2016 a 13/07/2016
no Sesc Santana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.