Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Quadro a Quadro - Imagens contidas em um quadro e suas possibilidades expressivas e narrativas. saiba mais

Nesta segunda edição do curso de Desenho e Narrativa, o foco continua sendo a experimentação de diferentes formas de se contar uma história, usando conversas, diálogos entre os alunos, jogos narrativos e o espaço ao redor, tanto do próprio Sesc como as imediações.O grupo fará uma série de histórias curtas, sempre com o enfoque em um aspecto da construção narrativa: imagem; enredo e roteiro; ritmo; diálogo; Todos os encontros serão conduzidos pelos eixos de compreensão dos sentidos, do que nos emociona, da desconstrução e da visualidade. O objetivo é sair com um grupo de exercícios que dialogue intimamente entre si, respeitando o limite e potencial de todos os envolvidos. Aproximar os quadrinhos e a narrativa da vida das pessoas, redefinindo sua utilidade enquanto ferramenta de expressão livre.

Outros exercícios serão propostos desta vez, buscando pelo diálogo da linguagem com o mundo contemporâneo: apropriações de iconografia digital, memes, quadrinhos como ferramenta de subversão e questionamento social. O objetivo continua o mesmo: testar os limites da linguagem e buscar por saídas que instiguem e libertem a verve criativa dos participantes.

O objetivo é principalmente desbravar juntos novas formas de se entender histórias em quadrinhos, tirando do jogo narrativo a obrigação do traço educado, bem como a necessidade de linearidade, começo, meio fim, o virtuosismo, a busca por um estilo maduro. Dessa forma, o grupo terá como objetivo principal a reflexão da própria função de uma história: o que a constitui em sua gênese. O que nos mantém atentos e ligados em uma conversa entre amigos, na observação de uma cena entre pessoas reais, a sequência de imagens que nos encantam, surpreendem ou até mesmo repelem.


Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Gabriel Góes é ilustrador, quadrinista e artista plástico. Coautor dos projetos SAMBA, Kowalski, Capitão América e Seus Amigos e F A B I O. Adaptou para os quadrinhos as obras O Beijo no Asfalto e O Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.

Rafael Coutinho é editor, artista plástico e quadrinista. Nascido em São Paulo em 1980, se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Dono da Editora Narval, fundada por ele em 2010, publicou mais de vinte títulos. Como autor, é conhecido pelos livros Cachalote (Quadrinhos na Cia), O Beijo Adolescente (ed. Cachalote) e As Aventuras do Barão de Munchausen (ilustrador, Cosac Naify - 2014).

Inscrições por telefone: (11) 2523-9326 ou 2523-9309 - Atendimento de Quarta a Domingo, das 9h às 17h. Inscrições por e-mail: Envie uma mensagem com o título DESENHO E NARRATIVA para o e-mail inscricao@itaquera.sescsp.org.br contendo nome, RG, telefone, endereço e e-mail para contato. Vagas limitadas.


(Foto: Divulgação) 
Tecnologias e Artes

Curso de Desenho e Narrativa com Rafael Coutinho e Gabriel Góes

Classificação etária: Acima de 14 anos
Essa atividade aconteceu de 19/08/2017 a 09/09/2017
no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Cursos e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo.