Bate-papo: (Re)Existir – (Re)Ancestralizar

12/05/2020

Compartilhe:

Sabemos que o vírus que se alastra neste momento pelo mundo não escolhe nacionalidade, gênero, etnia, orientação sexual ou classe social. Seus efeitos, contudo, já começaram a se mostrar mais graves e irreversíveis quando atingem a população negra. Se não há explicação biológica para esse fato, não faltam razões históricas e sociais, calcadas na injustiça e no racismo, que levam à morte da população negra todos os dias: pelo genocídio, pelo apagamento de seus saberes ancestrais, pela ausência de narrativas próprias em diferentes espaços sociais e pela reprodução irrefletida de tais violências. 

Pensando nisso, o Sesc realiza o bate-papo virtual (Re)Existir – (Re)Ancestralizar, com a filósofa Katiuscia Ribeiro, doutoranda em filosofia africana pela UFRJ, e o historiador Douglas Belchior, fundador e professor no Movimento Uneafro Brasil, com abertura de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc no estado de São Paulo.

A filósofa Katiuscia Ribeiro e o historiador Douglas Belchior

O encontro acontece no dia 13 de maio, às 16h, no canal do Youtube do Sesc SP, e marca o início das ações da segunda edição do projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do povo Negro. Com duração de sete meses e alusão aos marcos de 13 de maio e 20 de novembro, propõe atividades, reflexões e diálogos para o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.

Diante da covid-19 e do distanciamento social, o projeto Do 13 ao 20, a princípio, acontece nas redes e plataformas digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades da capital, interior e litoral. Saiba mais em www.sescsp.org.br/do13ao20


Sesc Ideias

A live que marca o início dessa ação é também a primeira de uma série de encontros virtuais promovidos pelo Sesc SP. Com o Sesc Ideias, abrimos um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção das questões do contemporâneo, daquilo que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos. Assista em youtube.com/sescsp

A ação se soma às atividades que vêm sendo realizadas para manter a missão educativa do Sesc ativa na internet, no período em que as unidades permanecem fechadas para prevenção ao coronavírus. Fique #EmCasaComSesc e acompanhe o portal sescsp.org.br, as redes sociais do @SescSP e das unidades. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.