Biblioteca do Sesc Bom Retiro conta com acervo de 6.500 livros

22/02/2022

Compartilhe:

Com a abertura do Sesc Bom Retiro ao público espontâneo, um dos serviços que está em pleno funcionamento é a biblioteca. O acervo conta com cerca de 6.500 livros e literatura para todas as idades, desde a clássica à contemporânea, literatura infantojuvenil, biografias, quadrinhos, livros das Edições Sesc e obras que dialogam com a programação sociocultural e esportiva do Sesc, além de revistas e jornais.

Um breve passeio pelas prateleiras mostra obras escritas por autoras como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Marilene Felinto, Cidinha da Silva, Hilda Hilst, Angélica Freitas, Jarid Arraes, Rupi Kawur, Wisława Szymborska. Também é possível encontrar livros de Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Manoel de Barros. As crianças e jovens têm acesso às ilustrações e histórias de Anthony Browne, Suzy Lee, Lucia Hiratsuka, Oliver Jeffers, Janaina Tokitaka e Beatriz Martín Vidal. No acervo, o público pode entrar em contato com o trabalho de escritores e escritoras do Brasil e do mundo.

“O público frequentador é diverso, assim como as estantes. Dividimos nossos dias com jovens, crianças, adultos e idosos, pessoas de muitos lugares do Brasil e do mundo. É um espaço democrático por excelência e nascença, não temos catracas, portas, e, no nosso caso, nem paredes. Recebemos muitos livros todos os meses, então temos os lançamentos, os premiados, os independentes. Tem de tudo nesta biblioteca”, ressalta a bibliotecária Ana Paula Cechinel.

Um dos pilares da biblioteca é a acessibilidade com equipamentos disponíveis para quem necessitar. O local tem um monitor que funciona como uma lupa gigante para as pessoas com baixa visão, e um scanner que transmite em voz a leitura de textos. Outro recurso é um acervo com aproximadamente 100 livros falados, áudios gravados em MP3 de obras literárias na íntegra com uma leitura não interpretativa e técnicas de audiodescrição.

O espaço coleciona boas histórias nas prateleiras e dos próprios leitores. A escritora Eva Furnari visitou a biblioteca e encontrou uma pequena fã, que sempre pedia para os funcionários da unidade lerem as histórias da autora. A criança já tinha até decorado o conteúdo das obras. Outra curiosidade envolveu um leitor adulto que devorava livros de 500 páginas de um dia para o outro e sempre voltava pensando no próximo empréstimo. A atividade funcionou para ele como uma estratégia de redução de danos durante apandemia.

“É um direito de todos nós o acesso à literatura, à educação e ao conhecimento. Precisamos nos conectar com outras histórias, perceber outras perspectivas, experiências, culturas e vivências. Necessitamos ver o outro para enxergar a nós mesmos, e os livros nos oferecem esse movimento transformador e cheio de esperanças”, enfatiza Ana Paula.

Para os empréstimos, é preciso apresentar a Credencial Sesc ou fazer um cadastro simples na Central de Atendimento. O leitor tem acesso a toda a Rede Sesc de Bibliotecas, que contempla todas as unidades do Brasil, além de ter disponível a consulta online (www.sesc.com.br/bibliotecas) do acervo para programar quais títulos pretende ler.

Horário de funcionamento Biblioteca

De terça a sexta, das 9h00 às 19h30; Sábados, das 10h às 19h30; Domingos e feriados das 10h às 17h30

Todo o acervo da Rede Sesc de Bibliotecas está disponível para consulta online no site www.sesc.com.br/bibliotecas

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.