Chás para desacelerar e relaxar a mente

03/04/2020

Compartilhe:
Chás para desacelerar e relaxar a mente

Gostoso, quentinho e muito amado pelos brasileiros. Os chás e infusões podem ser grandes aliados para a saúde do nosso corpo e mente.

As incertezas dos tempos atuais e a quebra de ritmos em nossas rotinas podem nos deixar ansiosos. Vale, nesse momento, buscar ações que possam nos ajudar a manter o equilíbrio. Que tal preparar um chazinho para relaxar a mente?

Rodrigo Ferreira, coordenador de alimentação do Sesc Santana, reuniu 5 ervas diferentes que você pode ter em casa – até mesmo na sua horta! Assim fica fácil preparar seu chá quentinho sempre que quiser aproveitar o momento para meditar ou mesmo para aquecer o coração enquanto faz aquela vídeo chamada com quem ama.

1 – Camomila

Chá de Camomila

2 – Alecrim

3 – Hortelã

Chá de hortelã

4 – Capim-limão

5 – Valeriana

Como preparar:

  • coloque a água para ferver numa panela de inox e apague o fogo quando as primeiras bolinhas de ar começarem a subir;
  • adicione as folhas, flores ou raízes nesta água e deixe descansar devidamente coberto com uma tampa, por 3 a 5 minutos. Após este tempo de espera é preciso coar para que o chá não fique amargo;
  • caso opte pelo chá de saquinho o procedimento é o mesmo, coloque a água fervida, espere de 3 a 5 minutos com a xícara coberta, depois retire o saquinho antes de consumir o chá
  • dê bastante atenção ao utensílio onde a sua bebida será feita. “Evite panelas de alumínio e opte por materiais de cerâmica ou vidro, que não alteram o sabor das ervas” – indica o nutricionista Rodrigo Ferreira.
  • para quem não gosta de chá quente, também é possível fazer o mesmo processo de infusão e em seguida colocá-lo para gelar. “Um chá galadinho pode ser uma ótima alternativa para os dias mais quentes”, sugere o profissional do Sesc Santana.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.