Cia La Leche leva histórias sobre a mudança climática para o mundo infantil

25/02/2022

Compartilhe:

A peça tem inspiração no pensamento dos líderes indígenas Davi Kopenawa, Ailton Krenak e da jornalista Eliane Brum, além da ativista sueca Greta Thumberg. “Vambora!” é o fechamento de uma trilogia que teve mais dois espetáculos com temas urgentes e ambos também fizeram temporada nos palcos do Sesc Bom Retiro: “Salve, Malala!” e “Existo!”. 

Um casal de espantalhos presos em uma terra seca, dois velhinhos dentro de uma baleia, e pinguins perdidos procurando o oceano. Esses são os personagens de “Vambora!”, novo espetáculo da Cia La Leche. Com 15 anos de estrada, o grupo  aposta no universo lúdico e fantástico da peça para nos alertar sobre a importância de preservar o meio ambiente. A direção é de Cris Lozano e a dramaturgia é de Alessandro Hernandez, que está em cena com Ana Paula Lopez. No palco, a dupla vive todos os personagens que passam por situações absurdas e se aproximam das crianças para falar da realidade climática no mundo. 

A montagem está dividida em três paisagens. A primeira retrata um casal de espantalhos presos a uma terra seca e devastada em busca de seus sonhos. Na segunda, um casal de velhinhos vive dentro de uma baleia jubarte e luta para preservar suas memórias. Já na terceira e última, dois pinguins se perderam de seu bando na procura pelo oceano. 

“A dramaturgia foi escrita com inspiração no pensamento dos líderes indígenas Davi Kopenawa, Ailton Krenak e da jornalista Eliane Brum, que em 2020 publicou um diário de bordo – o percurso que realizou da Amazônia até a Antártida junto de outros cientistas – sobre o impacto do colapso climático sobre o continente gelado. Além disso, seguíamos atentos às tragédias e implicações ambientais que seguem assolando o planeta e o quanto as ações isoladas interferem no macrocosmo. Queremos olhar para a crise climática de maneira contundente, como disse Greta Thumberg: ‘Queremos nossas esperanças e nossos sonhos de volta’”, ressalta  Cris Lozano. 

“Vambora!” é o fechamento de uma trilogia que teve mais dois espetáculos com temas urgentes e ambos também fizeram temporada nos palcos do Sesc Bom Retiro. “Salve, Malala!” mostra uma aldeia que está em guerra e sob a gestão de um ditador que não quer que as meninas estudem. Para se opor a essa situação, duas crianças  se reúnem para combater essa tirania. Já “Existo!”aborda a identidade de gênero ampliando possibilidades de convivências e relações. Na trama, uma criança vive em uma torre com sua mãe e não gosta da maneira como é olhada toda vez que aparece na janela. Ela recebe a visita de vários bichos que interferem no seu amadurecimento e coragem. 

Durante o processo de “Vambora!”,  a cia passou três meses em contato com as crianças dos bairros de Grajaú, Brasilândia e Guaianases por meio de oficinas teatrais. A diretora enfatizou a importância de estimular a arte para os pequenos. “Na criação da peça, sentimos o quanto a imaginação e a liberdade criativa permeiam o universo delas. Fomentar o teatro e a cultura para as crianças é vital para não deixar morrer essa vitalidade do sonhar, do imaginar, do criar”. 

🎭 Vambora!, com a Cia La Leche 

Últimas apresentações. Dias 1 e 6/3, domingo e terça-feira, às 16h. Teatro 

Ingressos online à venda, ou presencial, pela Rede Ingresso Sesc (em todas as Unidades do Sesc SP). 

Valores: R$ 24 (Inteira), R$ 12 (meia e Credencial Plena) 

Crianças até 12 anos não pagam. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.