Ciclo Educar Hoje – Escutas Afetivas

15/12/2019

Compartilhe:

Esta matéria foi publicada em 21.08.2019

A contemporaneidade, que traz consigo a agitação cotidiana em um ambiente urbano, industrializado e competitivo, acaba levando a sociedade a um mundo cada vez mais individualista. As pessoas estão menos preocupadas umas com as outras, afetando, muitas vezes, as formas de diálogo e principalmente da escuta entre elas.

Faz-se necessário parar, observar e compreender o que o outro esta falando. Saber escutar de forma atenta, isenta e empática é fundamental para estabelecer conexões em qualquer âmbito da vida, seja social, profissional ou familiar. A escuta afetiva pode trazer reflexões e até mesmo transformar comunidades, bairros, cidades e a sociedade.

E quanto às crianças? Já parou para escutar o que elas têm a falar? Como se sentem, o que gostam ou não gostam, quais são suas opiniões e reflexões? O que podem dizer por meio de suas vozes, diferentes expressões e gestos corporais? Ouvi-las com atenção pode trazer resultados benéficos para elas e suas relações, além de ampliar novos repertórios para os adultos.

Neste ano, o Sesc São Paulo realiza a terceira edição do Ciclo Educar Hoje que propondo a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade, traz como tema A importância da escuta, sugerindo a ideia de que ao garantir o espaço de fala, se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta – a escuta. A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo. O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo. Ato que permite que estejamos no mundo não solitariamente, mas acompanhados.

O Ciclo é uma ação do programa Curumim e teve seu início durante as comemorações dos 30 anos do programa, em 2017. Com o foco na educação não formal, o programa atende um público de 7 a 12 anos de idade, que, em fase de revisão, volta-se a escuta, protagonismo e representatividade da criança. Veja um pouco mais:

O Ciclo Educar será realizado no período de 21 de agosto a 23 de outubro de 2019, nas unidades do Sesc São Paulo, trazendo para a itinerância grandes nomes da educação atual no Brasil, como: Miguel Arroyo, Moacir Gadotti, Adriana Friedmann, André Gravatá, Bel dos Santos Mayer, Carlos Rodrigues Brandão e Severino Antônio, além de convidadas(os) dos territórios próximos as unidades.

Veja a programação completa abaixo:

Clique aqui para saber mais sobre o programa Curumim.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.