Ciclo Educar Hoje – Infância, educação e diversidade

15/12/2019

Compartilhe:

Ciclo Educar no Sesc Santo Amaro, no primeiro semestre de 2018 | Foto: Karla Priscila

>> Esta matéria foi publicada em 29.08.2018

Qual a importância do reconhecimento e valorização da diversidade das infâncias na formação de uma comunidade educadora?

Conversamos com quatro profissionais que atuam em diferentes territórios, e falam sobre a importância do processo de desenvolvimento durante a infância, com a valorização e respeito à realidade sociocultural em que vivem.

A filósofa e moradora da Aldeia Rio Silveiras, no município de Bertioga em São Paulo, Cristine Takuá, fala sobre o respeito no processo de transformação e formação de cada indivíduo, dentro da educação indígena.

“Porque a criança não pode ser livre simplesmente pra sentar, pensar e brincar?” – Cristine Takuá
 

O professor Sérgio Bairon, que realizou pesquisas e projetos em comunidades tradicionais traz a diferença entre a educação urbanizada e o ensino coletivo dentro das comunidades.

“No urbano a gente ensina a criança a cuidar de si de uma forma individualista… nas comunidades tradicionais a criança cresce num ambiente coletivo.”  – Sérgio Bairon
 

Paula Beatriz de Souza Cruz, a primeira mulher transexual a se tornar diretora de uma escola na rede estadual de ensino da cidade de São Paulo, fala sobre o respeito pela diversidade de gênero e sexualidade dentro e fora das escolas.

“Para a criança ter esse contato com o diferente é importante porque ela tem possibilidades de aprender e conviver.”  – Paula Beatriz
 

E o escritor Marcelino Freire, além de falar sobre como a poesia mudou a sua vida, ainda na infância, fala sobre a educação pelo sentimento e não pelo entendimento.

“Eu não tinha entendimento para saber tudo o que Manuel Bandeira estava me dizendo naquela poesia, mas sentimento eu tinha!” – Marcelino Freire
 

Ficou com gostinho de “quero mais”? Então aqui vai uma boa notícia! Elas e eles foram convidados a participar das rodas de conversa do Ciclo Educar Hoje, que acontecem, gratuitamente, entre os dias 4/09 e 23/10 de 2018 em 15 unidades do Sesc São Paulo.

Trazendo reflexões sobre as diversas infâncias no território, a importância do convívio e a potência deste diverso na formação de uma comunidade educadora o Ciclo Educar, que teve seu início durante as comemorações dos 30 anos do Curumim, em 2017, agora, na sua segunda edição do ano, propõe uma série de encontros com o tema As diferentes infâncias no território.

Clique aqui para saber mais sobre o programa Curumim.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.