A permanência da exposição Darwin, o Original, no Sesc Interlagos foi prorrogada até o dia 26 de fevereiro de 2023. Com isso, o público paulista e turistas de todas as partes do Brasil, e por que não do mundo? – que estarão em São Paulo neste período, ganharam mais uma oportunidade para conhecer a mostra. E aqueles que já visitaram, também tem uma chance para rever.
Ao longo da visita a exposição, o público conhece a história de Charles Darwin, seu legado, suas obras, como ele viveu, família e também sobre o contexto histórico da época. O naturalista, pai da teoria da evolução das espécies, percorreu o mundo durante 1741 dias, a bordo do navio Beagle, catalogando espécies do mar e da terra. Entre as passagens mais conhecidas de sua obra, destaca-se sua visita ao Brasil. Até aqui, já temos bastante motivos para você visitar a mostra, não é mesmo?
Pois é! Mas, para além deles, elencamos cinco razões práticas pelas quais você deve visitar a exposição Darwin, o Original, já!
A mostra interativa empreende uma fascinante viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809-1882) e as reviravoltas científicas que ele ajudou a criar ao elaborar sua teoria da evolução das espécies.
Realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou originalmente a mostra em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França. O projeto conta, também, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e com o patrocínio do Magazine Luiza.
Aposto que você não vai querer perder essa exclusiva!
A sala, “Uma viagem no tempo pelo Brasil”, foi criada pelo Sesc especialmente para integrar a exposição na unidade Interlagos, dentre diversas obras, peças interativas e vídeos, traz uma “coluna do tempo”, desenvolvida pelo artista visual Márcio Ambrósio, que permite ao visitante olhar para o tempo em camadas: um tempo vertical, e não horizontal. Um botão acende uma sequência de luzes na coluna, revelando a porção da coluna relativa à camada de tempo a que um determinado objeto pertence.
A sala explora o Brasil do século XIX e a visita de Darwin e de outros viajantes para nosso território (especialmente o Sudeste brasileiro).
A curadoria da sala é de Leda Cartum e Sofia Nestrovski (pesquisadoras, roteiristas e apresentadoras do podcast de ciências e livros Vinte Mil Léguas) e consultoria científica de Flávia Natércia (pós-doutora em Divulgação Científica pela Unicamp-SP).
Um diferencial que nem a França tem!
Uma das principais contribuições da exposição Darwin, o Original é mostrar ao público não especializado como o legado do naturalista britânico foi fundamental para o desenvolvimento da ciência atual ao abordar uma variedade de campos, como zoologia, botânica, geologia, paleontologia, antropologia, geografia e, claro, história.
Para isso, nos filmes de curta duração são mostrados desde os cadernos, rascunhos e esboços da teoria que Darwin levou quase 20 anos para publicar; os fenômenos da evolução em todas as escalas temporais, segundo a teoria de seleção natural; e ainda a desconstrução de falsas interpretações das ideias de Darwin, como a eugenia e a naturalização do liberalismo econômico.
Chega de Fake News, né?
Composta por um impressionante universo gráfico, o público passeia por uma vegetação abundante e exuberante. Estações compostas por filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos, permitem ao visitante explorar as referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade da época em que o cientista viveu, além de elementos cronológicos de sua vida familiar. Tudo, totalmente acessível!
Inclusão é para todos e todas!
A exposição Darwin, o Original, está em cartaz de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30, até o dia 26 de fevereiro de 2023.
É só chegar e imergir no universo darwiniano.
Para visitação de grupos organizados como: escolares, universitários ou instituições de outra natureza, é possível fazer o pré-agendamento clicando aqui.
O Sesc Interlagos funciona de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Clique para ver a programação completa.
Necessário uso de máscara durante a visitação da exposição e nos espaços fechados do Sesc Interlagos.
Após visitar a exposição, o público pode passear pela “Trilhas de Darwin”. Criada em parceria com Avistar Brasil, o percurso de aproximadamente 400m, apresenta notas evolutivas instaladas na extensão de uma das trilhas da unidade, levando a exposição para fora do prédio, proporcionando ao visitante um exercício de observação das espécies de aves locais e relacionando aquilo que se vê com os diversos temas e conteúdo da mostra.
Topa ser naturalista por um dia?
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.