Cinco motivos para visitar a exposição Darwin, o Original, já!

14/01/2023

Compartilhe:

A permanência da exposição Darwin, o Original, no Sesc Interlagos foi prorrogada até o dia 26 de fevereiro de 2023. Com isso, o público paulista e turistas de todas as partes do Brasil, e por que não do mundo? – que estarão em São Paulo neste período, ganharam mais uma oportunidade para conhecer a mostra. E aqueles que já visitaram, também tem uma chance para rever.  

Ao longo da visita a exposição, o público conhece a história de Charles Darwin, seu legado, suas obras, como ele viveu, família e também sobre o contexto histórico da época. O naturalista, pai da teoria da evolução das espécies, percorreu o mundo durante 1741 dias, a bordo do navio Beagle, catalogando espécies do mar e da terra. Entre as passagens mais conhecidas de sua obra, destaca-se sua visita ao Brasil. Até aqui, já temos bastante motivos para você visitar a mostra, não é mesmo?  
 
Pois é! Mas, para além deles, elencamos cinco razões práticas pelas quais você deve visitar a exposição Darwin, o Original, já!  


1 – Ineditismo

A exposição Darwin, o Original, foi trazida diretamente da França para o Sesc Interlagos, ou seja, é INÉDITA no Brasil.  
Foto: Lidiane Lyu

A mostra interativa empreende uma fascinante viagem pelas ideias revolucionárias de Charles Darwin (1809-1882) e as reviravoltas científicas que ele ajudou a criar ao elaborar sua teoria da evolução das espécies.  
Realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a instituição francesa Universcience, que concebeu e montou originalmente a mostra em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França. O projeto conta, também, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e com o patrocínio do Magazine Luiza. 

Aposto que você não vai querer perder essa exclusiva!  


2 – Sala Brasil criada especialmente para o Sesc Interlagos

É possível conhecer outras eras geológicas do Brasil, por meio de fósseis, da formação dos minerais e da arqueologia indígena, além de amostras de terra do próprio Sesc Interlagos. 
Foto: Lidiane Lyu

A sala, “Uma viagem no tempo pelo Brasil”, foi criada pelo Sesc especialmente para integrar a exposição na unidade Interlagos, dentre diversas obras, peças interativas e vídeos, traz uma “coluna do tempo”, desenvolvida pelo artista visual Márcio Ambrósio, que permite ao visitante olhar para o tempo em camadas: um tempo vertical, e não horizontal. Um botão acende uma sequência de luzes na coluna, revelando a porção da coluna relativa à camada de tempo a que um determinado objeto pertence. 

A sala explora o Brasil do século XIX e a visita de Darwin e de outros viajantes para nosso território (especialmente o Sudeste brasileiro). 
A curadoria da sala é de Leda Cartum e Sofia Nestrovski (pesquisadoras, roteiristas e apresentadoras do podcast de ciências e livros Vinte Mil Léguas) e consultoria científica de Flávia Natércia (pós-doutora em Divulgação Científica pela Unicamp-SP). 

Um diferencial que nem a França tem!

Foto: Matheus José Maria

3 – Desmistificar falsas interpretações

A exposição busca confrontar as ideias de Darwin com o que a ciência evolutiva apresenta hoje, sintetizando os avanços, contestações, confirmações e dimensões do pensamento do cientista. 
Foto: Lidiane Lyu

Uma das principais contribuições da exposição Darwin, o Original é mostrar ao público não especializado como o legado do naturalista britânico foi fundamental para o desenvolvimento da ciência atual ao abordar uma variedade de campos, como zoologia, botânica, geologia, paleontologia, antropologia, geografia e, claro, história.  

Para isso, nos filmes de curta duração são mostrados desde os cadernos, rascunhos e esboços da teoria que Darwin levou quase 20 anos para publicar; os fenômenos da evolução em todas as escalas temporais, segundo a teoria de seleção natural; e ainda a desconstrução de falsas interpretações das ideias de Darwin, como a eugenia e a naturalização do liberalismo econômico.  
 
Chega de Fake News, né? 


4 – Acessibilidade

A mostra interativa conta com recursos acessíveis a deficientes visuais e auditivos em três idiomas: português, francês e inglês. 
Foto: Lidiane Lyu

Composta por um impressionante universo gráfico, o público passeia por uma vegetação abundante e exuberante. Estações compostas por filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos, permitem ao visitante explorar as referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade da época em que o cientista viveu, além de elementos cronológicos de sua vida familiar.  Tudo, totalmente acessível!

Inclusão é para todos e todas!  


5 – Gratuidade


A visitação a mostra Darwin, o Original, bem como a entrada no Sesc Interlagos, e todas suas atividades culturais, são totalmente gratuitas
Foto: Lidiane Lyu

A exposição Darwin, o Original, está em cartaz de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30, até o dia 26 de fevereiro de 2023.
É só chegar e imergir no universo darwiniano.  
 
Para visitação de grupos organizados como: escolares, universitários ou instituições de outra natureza, é possível fazer o pré-agendamento clicando aqui.  

O Sesc Interlagos funciona de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.  
Clique para ver a programação completa.  

Necessário uso de máscara durante a visitação da exposição e nos espaços fechados do Sesc Interlagos. 


Um plus

Foto: Matheus José Maria

Após visitar a exposição, o público pode passear pela “Trilhas de Darwin”. Criada em parceria com Avistar Brasil, o percurso de aproximadamente 400m, apresenta notas evolutivas instaladas na extensão de uma das trilhas da unidade, levando a exposição para fora do prédio, proporcionando ao visitante um exercício de observação das espécies de aves locais e relacionando aquilo que se vê com os diversos temas e conteúdo da mostra.  
 
Topa ser naturalista por um dia?


Saiba mais informações nos links:

Sobre a exposição Darwin, o Original

Consulte o catálogo da exposição clicando aqui

Conheça todos os serviços do Sesc Interlagos aqui
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.